quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Série "Reuniões mais Produtivas" - A Matriz GUT

Dando continuidade a série denominada "Reuniões mais Produtivas" e complementando a postagem do dia 21/02/2011 sobre Técnicas de Seleção e Priorização de Problemas e/ou Sugestões, explicarei como funciona a técnica de utilização da "Matriz GUT".

GUT é uma sigla que representa as iniciais de três palavras: Gravidade, Urgência e Tendência.

Diferentemente da Técnica de Grupo, onde os assuntos a serem priorizados são todos de características semelhantes, na Matriz GUT (ver postagem do dia 21/02/2012), cada assunto a ser tratado tem uma característica própria no que tange aos elementos que o  fazem ser graves, urgentes ou terem alguma tendência específica.

Para iniciarmos o processo de priorização, devemos formar um grupo com pessoas que conheçam, efetivamente, sobre os itens que estão em discussão para a priorização. Todos devem compreender, claramente, como cada um desse itens se comporta, é impactado ou causa impacto.

Em seguida, após serem elencados os itens que vão para a discussão da priorização, montamos uma tabela e relacionamos os itens a serem priorizados (em geral, esses itens surgem após uma discussão de "brainstorming" ou através de outra ferramenta para elencar informações), como mostrado na tabela em seguida:

Item
Gravidade
Urgência
Tendência
Pontuação
Prioridade
Item A





Item B





Item C





Item D





Item E





..........





Item N






Cada item analisado pelo grupo deverá receber uma pontuação para cada um dos elementos considerados: Gravidade, Urgência e Tendência. A pontuação será dada de forma consensual, isto é, todo o grupo que está discutindo a priorização dos itens chegará a um valor que é consenso entre todos. Assim, todo o grupo pontuará gravidade para o item A, urgência para o item A e tendência para o item A. Depois fará a mesma coisa para o item B e assim sucessivamente, até pontuar todos os item a serem priorizados.

A pontuação deverá ser dada de acordo com as seguintes tabelas:

Gravidade
Considera-se grave tudo aquilo que afeta profundamente o resultado da organização. A sua avaliação decorre do nível de dano ou prejuízo que pode decorrer dessa avaliação.
Perguntas
Pontuação
O dano é extremamente importante?
5
O dano é muito importante?
4
O dano é importante?
3
O dano é razoavelmente importante?
2
O dano é pouco importante?
1

Urgência
Considera-se Urgência a pressão de tempo que a organização sofre ou sente para adequar a influência do fator considerado. A sua avaliação tem relação com o tempo que se dispõe para atacar a situação provocada pelo fator considerado e que é preciso para resolvê-la.
Perguntas
Pontuação
Tenho que tomar uma ação muito urgente?
5
Tenho que tomar uma ação urgente?
4
Tenho que tomar uma ação razoavelmente urgente?
3
Tenho que tomar uma ação sem urgência?
2
Posso aguardar: Não há pressa
1

Tendência
Considera-se tendência o padrão de desenvolvimento da situação, com base na influência do fator considerado. A sua avaliação decorre de estimativa de como a situação se comportará, não sendo aplicado esforço e/ou recursos no fator considerado.
Perguntas
Pontuação
Se mantiver a mesma forma e intensidade de atuação, a situação vai piorar (crescer) muito?
5
Se mantiver a mesma forma e intensidade de atuação, a situação vai piorar (crescer)?
4
Se mantiver a mesma forma e intensidade de atuação, a situação vai permanecer como já está?
3
Se mantiver a mesma forma e intensidade de atuação, a situação vai melhorar (desaparecer)?
2
Se mantiver a mesma forma e intensidade de atuação, a situação vai melhorar (desaparecer) completamente?
1

Após efetuada a pontuação de forma consensual, a tabela ficará montada, como exemplo, da seguinte forma:

Item
Gravidade
Urgência
Tendência
Pontuação
Prioridade
Item A
5
4
3
60

Item B
4
4
4
64

Item C
5
5
2
50

Item D
3
4
4
48

Item E
5
5
5
125

..........
..........
..........
..........
.........

Item N
4
2
2
16


O resultado da pontuação é a multiplicação dos três elementos pontuados para cada item, isto é, GxUxT.

Finalmente, após obtidos os pontos de todos os itens, é só estabelecer a prioridade, como no exemplo em seguida:

Item
Gravidade
Urgência
Tendência
Pontuação
Prioridade
Item A
5
4
3
60
Item B
4
4
4
64
Item C
5
5
2
50
Item D
3
4
4
48
Item E
5
5
5
125
..........
.....
.....
.....
.....
.....
Item N
4
2
2
16

No caso de algum item empatar na multiplicação, um critério de desempate pode ser a soma dos valores (usar este artifício apenas nesta situação). Se ainda assim permanecer o empate, o desempate deverá ser feito por escolha simples da maioria.

Gostaria de deixar claro, também, que alguns outros profissionais apresentam a aplicação da Matriz GUT um pouco diferentemente do aqui apresentado, mas reforço que essa "dica" aqui apresentada é uma compilação do que é praticado pela maioria dos especialistas da área de gestão.

Caso alguém tenha dúvida e desejar mais informações, escreva para prof_marcelo_pereira@yahoo.com.br e terei o maior prazer em auxiliar.







segunda-feira, 30 de julho de 2012

O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização- GESPÚBLICA e a Carta de Serviços


Objetivo da Administração Pública Brasileira: Viabilizar o ideal político nacional de Estado Democrático de Direito estabelecido na Constituição Federal

Desafio da Administração Pública Brasileira:
Aprofundar os princípios democráticos da Constituição Federal de 1998
Ampliar a governança e a governabilidade do Estado Nacional no contexto de globalização

Gestão Pública Democrática voltada para resultados: bases do modelo

Fundamentos Constitucionais do Estado Brasileiro
  • Estado Democrático de Direito 
  • Princípio da Soberania Popular: art 1º, parágrafo único 
  • Princípio da Separação dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário (art. 2º) 
  • Princípios da Administração Pública 
  • Objetivos Fundamentais da República Federativa do Brasil – CF, art. 3º 
Fundamentos Constitucionais da Administração Pública
  • Prevalência dos Direitos individuais e sociais 
  • Autonomia dos entes federados 
  • Separação e harmonia entre os Poderes 
  • Descentralização federativa 
  • Cooperação estado-sociedade (redes) 
  • Controle Social 
  • Direcionada para resultados 
Plano Constitucional: opção política em favor da democracia e de uma sociedade plural, justa, livre e solidária

Requer:
  • Estado aberto aos cidadãos (participação) 
  • Burocracia forte e profissional, mas sujeita à regulação política dos cidadãos 
  • Estado soberano e legitimado, capaz de promover a concertação interna e externa e regular as forças políticas em favor do equilíbrio 
Realidade jurídico-administrativa
  • Administração autocentrada, com traços burocráticos e patrimonialistas 
  • Ordenamento jurídico obsoleto, fragmentado e inadequado 
  • Cultura de desconfiança na discricionariedade do administrador 
  • Foco no controle do ato/processo e não no resultado 
  • Falta de tecnologias gerenciais p/ novos desafios (área social, infraestrutura...) 
Modelo de gestão pública
  • Democrático 
  • Aberto ao Controle Social 
  • Transparente 
  • Voltado para Resultados 
Maior capacidade de governança / Novas bases de governabilidade

Relações de confiança entre estado, mercado e sociedade

A gestão pública democrática, voltada para resultados requer:
1 - Superação do modelo autocentrado de administração pública
É fundamental assegurar compromisso em relação às demandas da sociedade e abrir canais à participação social por meio da transparência, da ampliação dos espaços de controle social, da discussão pública e da implementação colaborativa das políticas públicas.
2 – Defesa dos Direitos dos Usuários dos Serviços Públicos

Promover um amplo debate nacional sobre os direitos dos cidadãos em relação aos serviços públicos e os mecanismos de defesa desses direitos
  • Política de Atendimento ao Cidadão 
  • Carta de Serviços 
Fatores estratégicos para a Gestão Pública Democrática, voltada para resultados:

Modelos jurídico-institucionais - Modelo de governança pública



PROGRAMA NACIONAL DE GESTÃO PÚBLICA E DESBUROCRATIZAÇÃO - GESPUBLICA
  • Melhorar a Qualidade do Atendimento aos Cidadãos e às suas Instituições 
  • Conceder maior Eficiência à Ação Pública 
  • Contribuir para a Consolidação do Regime Democrático, por meio da Ampliação da Participação e Controle Social da Ação Governamental 

O QUE É A CARTA DE SERVIÇOS
A Carta de Serviços é um documento elaborado por uma organização pública que visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados por ela, como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos e padrões de atendimento estabelecidos.

A sua prática implica para a organização um processo de transformação sustentada em princípios fundamentais – participação e comprometimento, informação e transparência, aprendizagem e participação do cidadão.

Esses princípios têm como premissas o foco no cidadão, participação de todas as pessoas que integram a organização e a indução do controle social.
  • Participação e Comprometimento de todas as pessoas que integram a organização 
  • Informação e Transparência - A organização deve colocar à disposição do cidadão todas as informações relacionadas aos serviços por ela prestados 
  • Aprendizagem - O aprendizado deve ser internalizado por todos os atores da organização, tornando-se parte do trabalho diário em qualquer atividade, seja na busca de inovações ou na motivação das pessoas pela própria satisfação de executarem suas atividades sempre da melhor maneira possível. 
  • Participação do Cidadão – Os direitos civis e sociais do cidadão, como liberdade de expressão, religião e movimentação, condições de saúde, educação, trabalho, condições de vida e de assistências em situações de risco social, estão assegurados na Constituição Federal de 1988. 

A Carta de Serviços tem por finalidade:
  • Melhorar a relação da Administração Pública com os cidadãos. 
  • Divulgar os serviços prestados pelas organizações públicas com os seus compromissos de atendimento para que sejam amplamente conhecidos pela sociedade. 
  • Fortalecer a confiança e a credibilidade da sociedade na administração pública quando esta percebe uma melhora contínua em sua eficiência e eficácia. 
  • Garantir o direito do cidadão para receber serviços em conformidade com as suas necessidades. 

BENEFÍCIOS DA CARTA DE SERVIÇOS:
  • Benefícios para o Cidadão - Conhecer os serviços e seus respectivos requisitos, antes de procurar a organização, é um dos benefícios que o cidadão obtém com a divulgação da Carta de Serviços. A organização deve evidenciar como pode ser útil ao cidadão e como facilitar a sua vida, indicando a forma que ele será tratado e como emitir sugestões para a melhoria dos serviços ou enviar reclamações. 
  • Benefícios para a Organização - Com a prática da elaboração da Carta de Serviços, a organização legitima a sua imagem perante a sociedade e restabelece a confiança dos cidadãos por meio de uma gestão transparente. 
  • Benefícios para a Sociedade - Maior credibilidade em relação à Administração Pública e maior visibilidade dos serviços públicos. 

Instituição da Carta de Serviços pelo Decreto nº 6.932, de 11 de agosto de 2009.
Dispõe sobre a simplificação do atendimento público prestado ao cidadão, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma em documentos produzidos no Brasil, institui a “Carta de Serviços ao Cidadão” e dá outras providências.
A Carta de Serviços serve como um instrumento que atende aos requisitos da Lei nº 12.527 de 18 de novembro de 2011 e ao Decreto nº 7.724 de 16 de maio de 2012 (Lei de Acesso a Informação e sua regulamentação).

A implementação de Carta de Serviços é uma prática de sucesso em diversas organizações públicas de vários países.

Se você ou sua organização desejar mais informações sobre a implementação da Carta de Serviço, consulte o sítio www.gespublica.gov.br ou não hesite em fazer contato: prof_marcelo_pereira@yahoo.com.br

 
Fonte: http://www.gespublica.gov.br  e palestra do Prof. Marcelo Pereira para a Secretaria de Administração da Presidencia da República em 27 de julho de 2012.

domingo, 1 de julho de 2012

Dicas de Economia de Energia


Ainda em tempos de RIO+20, vejam algumas dicas sobre a economia no consumo de energia elétrica. Façam bom uso dessas dicas!

Combater o desperdício de energia elétrica não significa abrir mão do conforto. Pode-se aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar.

Quando o consumidor utiliza racionalmente a energia, ele está preservando os recursos naturais do país e, ao mesmo tempo, evitando problemas de abastecimento. Atitudes simples, mas inteligentes, que se utilizadas vão resultar, para o consumidor, numa redução significativa da conta de energia. Sempre que puder, evite usar aparelhos elétricos no horário de ponta do sistema elétrico, das 17 às 22 horas.

O consumo de alguns eletrodomésticos, como geladeiras, freezers e aparelhos de ar condicionado, é medido todo ano por um centro de pesquisas do Governo. Os campeões em economia nas suas respectivas categorias ganham o selo do Procel de Economia de Energia. Na hora da compra, dê preferência a esses modelos.


Lâmpadas

Na hora de comprar novas lâmpadas dê preferência a lâmpadas fluorescentes compactas ou circulares para cozinha, área de serviço, garagem e qualquer outro local que fique com as luzes acesas mais de 4 horas por dia. Esse tipo de lâmpada, além de consumir menos energia, duram 10 vezes mais.

Sempre que possível utilize lâmpadas fluorescentes, que duram mais e gastam menos energia.

Evite acender lâmpadas durante o dia e use mais iluminação natural.

Utilize somente lâmpadas de 127 ou 220 Volts, compatíveis com a tensão da rede de energia.

Pinte paredes e tetos com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.

Utilizar iluminação dirigida para leitura e trabalhos manuais.

Apague as lâmpadas que não estiver utilizando, salvo aquelas que contribuem para sua segurança.

Nunca use arame, fios ou moedas no lugar de fusíveis. 


Ferro elétrico

O ferro elétrico deve ser ligado quando houver uma grande quantidade de roupa para passar.

Evite ligar o ferro elétrico nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados. Ele sobrecarrega a rede de energia elétrica.

Não deixe o ferro elétrico ligado sem necessidade.

Siga as instruções de temperatura para cada tipo de tecido.

Regule a temperatura, no caso dos ferros automáticos. As roupas mais delicadas devem ser passadas primeiro. No final, depois de desligar, o calor do ferro pode ser aproveitado para passar algumas roupas leves.


Geladeira/ Freezer

O consumidor dever observar quanto for comprar geladeira ou freezer se o produto tem o Selo Procel de Economia de Energia. A instalação do aparelho deve ser feita em local bem ventilado, evitando a proximidade do fogão e de aquecedores ou áreas expostas ao sol. Esses eletrodomésticos devem ter um espaço mínimo de 20 cm dos lados, acima e no fundo, no caso de instalação entre armários e paredes.

Ao escolher um novo aparelho, leve em conta também as instruções da etiqueta laranja que indica o consumo médio mensal.

Não utilize a parte traseira do refrigerador para secar panos e roupas.

Regule o termostato adequadamente em estações frias do ano. Consulte o manual do fabricante.

Faça degelo sempre que a camada de gelo atingir a espessura de, aproximadamente, 1cm.

A borracha de vedação da porta deve estar sempre em bom estado, evitando fuga de ar frio.

Os alimentos, quando quentes, não devem ser guardados no refrigerador ou no freezer, nem use recipientes sem tampa.

O seu aparelho deve ser protegido dos raios solares e mantido o mais afastado possível do calor do fogão.

As portas da geladeira ou do freezer não devem ficar abertas por tempo prolongado. O usuário deve arrumar os alimentos de forma a perder menos tempo para encontrá-los.

Retire de uma vez só todos os alimentos de que necessite.

As prateleiras não devem ser forradas com plásticos ou vidros , pois isto dificulta a circulação interna do ar.

Não deixe a porta aberta além do necessário.

Não desligue sua geladeira ou freezer à noite para ligá-los na manhã seguinte.

Conserve limpas as serpentinas.

Quando se ausentar de casa por tempo prolongado, esvazie a geladeira e/ou freezer e desligue-os da tomada.


Televisão

Não deixe o aparelho ligado se ninguém estiver assistindo. Se a televisão tiver programação, use o timer quando quiser dormir com ela ligada.


Chuveiro elétrico

Este é um dos aparelhos que mais consome energia. O ideal é evitar o seu uso no horário de ponta, entre 17 e 22 horas.

Deixe a chave na posição menos quente (verão) , pois assim você economiza cerca de 30% de energia.

Feche a torneira para se ensaboar.

Não tente aproveitar uma resistência queimada, pois isso acarretará aumento do consumo e é perigoso.

Limite seu tempo debaixo da água quente.


Ar condicionado

Procure os modelos que tenham o Selo Procel de Economia de Energia. Eles fazem uma boa diferença na conta de energia, principalmente no verão, quando o ar condicionado chega a representar um terço do consumo de energia da casa.

Dimensione adequadamente o aparelho para o tamanho do ambiente.

Regule adequadamente o termostato, mantendo a temperatura desejada no ambiente.

Desligue o aparelho quando o ambiente ficar desocupado.

Mantenha janelas e portas fechadas quando o aparelho estiver funcionando.

Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas. Não tape a saída de ar do aparelho.

Mantenha limpos os filtros do aparelho, para não prejudicar a circulação do ar.

Ao usá-lo, mantenha portas e janelas fechadas para evitar a troca de calor.

Limpe os filtros periodicamente.

Quando instalar o aparelho exposto aos raios solares, instale uma proteção, sem bloquear as grades de ventilação.

Desligue-o sempre que se ausentar por muito tempo do local onde está instalado.

Só ligue o ventilador quando estiver no ambiente.


Máquina de lavar roupa e secadora

Economize água e energia lavando, de um só vez, a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante.

Use a dose certa de sabão especificada no manual para evitar repetir operações de enxágüe.

Mantenha o filtro sempre limpo.

Utilize a máquina de lavar roupa e a secadora com suas capacidades máximas, conforme indicado pelo fabricante, evitando o desperdício de energia elétrica.


Aparelho de som

Ouça sua música mas, se deixar o local, desligue o aparelho.


Boiler (aquecedor de água central)

Compre sempre o que melhor atenda às suas necessidades.

Dê preferência aos aquecedores equipados com controle de temperatura.

Instale o aquecedor perto dos pontos de consumo e isole adequadamente as canalizações de água quente

Nunca ligue o aquecedor vazio à rede elétrica. Para verificar se está vazio ou não, abra as torneiras de água quente.

terça-feira, 26 de junho de 2012

O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - Gespública


O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, criado pelo Decreto nº 5.378 de 23 de fevereiro de 2005 é uma evolução histórica de diversas iniciativas do Governo. Em 1996 foi instituído o Programa de Qualidade e Participação na Administração Pública - QPAP que a partir de 2000 se transformou no Programa de Qualidade no Serviço Público - PQSP. Em 2005 se dá a união do PQSP com o Programa Nacional de Desburocratização, gerando o Gespública.

Com a missão de “Promover a gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade do País”, o Gespública pretende que “até 2015, a excelência em gestão pública deverá ser um valor preservado pelas instituições públicas e requerido pelo cidadão.”

Fundamentado em um modelo de gestão (Modelo de Excelência em Gestão Pública – MEGP), o programa é público, isto é, orientado ao cidadão e respeitando os princípios constitucionais. É contemporâneo, por ser o estado-da-arte em gestão.

Os princípios constitucionais, contidos na constituição brasileira são:

1- Legalidade - Estrita obediência à lei. Não é possível ser excelente à revelia da lei;

2- Impessoalidade - A excelência em gestão pública é para todos. A cortesia, a rapidez no atendimento, a confiabilidade e o conforto são valores a serem agregados a todos os cidadãos indistintamente;

3- Moralidade - Pautar a gestão pública por um código moral - (Princípios morais de aceitação pública);

4- Publicidade - Todos os atos e fatos da administração pública são públicos. Este princípio é crítico para indução do Controle Social;

5- Eficiência - Se aplica a ações e atividades que gerem ou contribuam para o bem comum. Não trata a redução do custo a qualquer custo, ou qualidade a qualquer custo. Avalia a qualidade do resultado e a qualidade do gasto para o processo de produção.

Abordando esse tema, o Prof. Marcelo Pereira proferiu em 25/06 palestra para servidores de Farmanguinhos que desejavam conhecer mais sobre o Gespública, sua aplicação e os benefícios de sua implementação para as organizações a para os cidadãos e a sociedade.

Houve uma intensa participação dos presentes, que demonstraram bom conhecimento sobre a administração pública.

As seguintes fotos foram obtidas durante o evento.


  
  

quinta-feira, 21 de junho de 2012

3 "R´s" - Reduzir, Reutilizar e Reciclar



Aproveitando o momento da Rio+20, gostaria de falar sobre uma prática muito importante para as empresas, para a sociedade e para as pessoas desta e das próximas gerações. Quero falar sobre os 3 "R´s" (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

Hoje, no modelo atual de sociedade que vivemos, o problema do lixo é um problema sério que, por enquanto, não tem solução. Como exemplo temos que cada paulistano produz por dia uma média de 1,05kg de lixo, um pouco acima da média nacional, que é de cerca de 800 gramas por dia. Pode-se calcular então que um paulistano irá produzir até o fim de sua vida cerca de 25,68 toneladas por dia. Os números do lixo são ainda maiores em países desenvolvidos, onde o consumo é maior: um nova-iorquino produz, em média, 1,77 kg por dia (40 toneladas até o fim da sua vida). Onde colocar todo esse lixo? A resposta é: Não existe onde. Dentro de poucos anos, se for mantida a produção atual de lixo, não haverá mais local onde colocar tanto lixo!

A solução então é simples, vamos reciclar! Essa pode parecer a solução ideal para o problema, mas não é. O lixo deve sim ser reciclado, mas antes de reciclar devemos tentar diminuir ao máximo a quantidade de lixo que produzimos reutilizar tudo o que pudermos e então reciclar. Isso deve ser feito pois quanto maior a quantidade de lixo reciclado, maior será a quantidade de lixo produzido e de recursos naturais utilizados. E nem todo o tipo de lixo pode ser reciclado, assim a solução mais eficiente por enquanto para o problema do lixo são os três "Rs". Não é porque um material é reciclado que vamos consumir cada vez mais dele, a reciclagem não é uma solução total para o problema do lixo. Ela apenas minimiza as consequências.


Os 3 "R´s": Entendendo mais cada um dos R´s

Reduzir:

Como o nome já diz, reduzir é diminuir a quantidade de tudo que pode virar resíduo. Seja adquirindo produtos que possam ser reutilizados, como guardanapos de pano ou produtos com refil, ou comprando somente o necessário. O importante é saber que a diminuição da quantidade de coisas que você joga fora irá aliviar a pressão dos depósitos de lixo e os impactos que isso gera ao meio ambiente. São danos como a emissão de diversos gases tóxicos na atmosfera, como a dioxina, resultante da incineração do lixo, os gases metano e sulfuroso, resultantes da decomposição do lixo, além da contaminação do solo, de rios, córregos e lençóis freáticos pelo chorume. Os depósitos a céu aberto podem ainda favorecer a aparição de doenças como leptospirose, febre tifóide, doenças de pele, dengue, malária, febre amarela, entre outras. Tida por muitos como o R mais importante, a redução do lixo é a base de todo o processo, as próximas etapas acontecerão com os resíduos que conseguirem passar por ela e o objetivo maior é que passe a menor quantidade possível.

O primeiro passo para diminuir a quantidade de lixo é sem dúvida reduzir o que consumimos. Consumir não é necessariamente adquirir alimentos, e sim produtos para qualquer finalidade. Muitas vezes compramos coisas das quais não precisamos, e ficamos dias, meses e anos acumulando coisas desnecessárias quando um belo dia decidimos renovar tudo e jogamos muitas dessas coisas fora. Uma outra forma que aumentamos o lixo de casa sem muitas vezes perceber é comprando produtos revestidos com muitas embalagens que no final jogamos fora, ou com embalagens não recicláveis, por exemplo o isopor. Então por que não pensamos um pouquinho mais quando fazemos compra, se realmente precisamos das coisas que compramos, pois além de diminuir o lixo, muitas vezes estaremos economizando!


Reutilizar:
Sabe aquela roupa que já não cabe mais em você? Ao invés de jogar fora, doe-a para outra pessoa e mantenha esse produto em circulação. Apenas 1% de tudo que é produzido nos Estados Unidos se mantém em circulação por mais de seis meses. Reutilizar é, portanto, a segunda alternativa para diminuir a quantidade de lixo que chega aos depósitos todos os dias. Segundo dados do IBGE, o Brasil produz cerca de 230 mil toneladas de lixo por dia. Em 72 horas é possível encher de lixo 16.400 caminhões enfileirados de São Paulo ao Rio de Janeiro. Encontrar outra serventia para aquilo que aparentemente não serve mais é, além de um estímulo à criatividade, uma excelente forma de ajudar o mundo.

Após pensarmos em reduzir o que consumimos podemos agora procurar reutilizar as coisas antes de jogá-las fora. Podemos reaproveitar os potes de sorvete para guardar comida, fazer arte com garrafas de refrigerante ou jornal, por exemplo papel maché. Imagine se conseguirmos usar pelo menos mais uma vez as coisas que consumimos, o quanto estaríamos diminuindo o lixo de casa!

Reciclar:
O mais conhecido dos R´s, a reciclagem é o processo que ocorre quando já não é possível utilizar grande parte do produto. Dessa forma, a opção é aproveitar a sua matéria-prima e fabricar outro. Ele pode ser idêntico ao anterior ou apenas possuir algumas propriedades suas somadas a outras matérias primas. Por conta disso, a reciclagem é apenas a última opção, já que além da necessidade de extração de novas matérias primas, a fabricação desse novo produto acarreta energia, distribuição aos pontos de venda e um novo descarte.


Após evitar consumir coisas desnecessárias, reaproveitar outras, agora é hora de pensar em reciclar. Muitos materiais podem ser reciclados e cada um por uma técnica diferente. A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes é um processo mais barato do que a produção de um material a partir da matéria-prima bruta. A lata de alumínio é um exemplo do dia-a-dia de qualquer um, pois vemos que mal acabamos de tomar o refrigerante e já tem alguém interessado na latinha. Isso porque o Brasil é o número 1 em reciclagem de latinhas e o valor do alumínio é bem atraente para aqueles que não possuem outra fonte de renda.


Os 3 R's do Consumo Ecoeficiente 


Através de pequenos gestos, nós podemos mudar nossos hábitos de vida e adotarmos o consumo consciente, ao utilizarmos os 3 Rs , que são práticas simples, mas importantes e que fazem a diferença no volume de lixo descartado: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.

Reduzir

Reduzir quer dizer economizar de todas as formas possíveis:
- Procurar sempre produtos mais duráveis;
- Comprar o suficiente para consumo, evitando desperdício de produtos e alimentos;
- Por no prato só o que realmente for comer;
- Reduzir os supérfluos;
- Reformar e conservas as coisas, no lugar de substituí-las por outras;
- Doar os objetos e roupas que não são mais necessários para quem precisa;
- Evite comprar legumes, frios e carnes em bandejas de isopor, que não é reciclável.
- Procure produtos que tenham menos embalagens ou utilize aqueles que tenham embalagem reciclável;
- Quando for comprar presentes, evite a utilização de embalagens em excesso;
- Controlar o uso da água: não deixar a torneira aberta à toa, abrir e fechar várias vezes é melhor do que deixar a água correr sem necessidade;
- Desligar a TV se não estiver realmente assistindo e a luz do lugar onde não houver alguém.

Reutilizar

Reutilizar é uma forma de evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo. É ser criativo, inovador, usar um produto de várias maneiras. Por exemplo:
- Reaproveitar vidros de geléia, maionese, massa de tomate, que podem servir para armazenar alimentos ou outros objetos;
- Utilizar a frente e o verso do papel para escrever;
- Os garrafões de vinho podem ser enviados para as cooperativas e sucateiros, que os encaminharão para as vinícolas, onde serão lavados e reaproveitados;
- Oficinas de arte e artesanato - com restos dos mais variados materiais podem ser feitas muitas coisas lindas e criativas. Por exemplo: vários artistas plásticos utilizam garrafas PET para fazerem sofás, pufes, camas.

Reciclar

Reciclar significa enviar novamente para o ciclo de vida útil, isto é, transformar o material reciclável em produto útil através de processos industriais.

Existem condições básicas de qualidade e quantidade para se tornar viável o processo da reciclagem. Uma das atividades que alimentam a reciclagem é a coleta seletiva.

Cuidado! 

Observe a sequencia lógica da filosofia dos 3 R´s: primeiro, reduzir, para depois pensar em reutilizar e reciclar.

Não aumente o consumo só para ter mais material para reutilizar e reciclar!


Breve classificação de resíduos:


Resíduos perigosos Alguns tipos de lixo são mais perigosos do que outros. O lixo perigoso é chamado de resíduos perigosos e consiste de lixo químico, como baterias, produtos de limpeza para pisos e inseticidas. Os resíduos médicos, como as agulhas, as seringas, medicamentos velhos e bandagens (ligaduras) sujas, também podem ser muito perigosos. Os resíduos perigosos podem prejudicar seriamente o meio ambiente e a nossa saúde.

Resíduos tóxicos: Alguns resíduos tóxicos são venenosos. Se tocados, este tipo de resíduo pode entrar no nosso corpo e causar câncer (cancro) ou outras doenças. Eles podem causar danos sérios aos bebês antes de nascerem e também podem chegar até o ar, a água e o solo e matar peixes e animais. Os resíduos venenosos provêm de coisas como produtos de limpeza, veneno para ratos e pesticidas. Este tipo de resíduo geralmente traz a figura de uma caveira no recipiente.

Resíduos corrosivos: Alguns resíduos perigosos dissolvem quase qualquer coisa que tocarem, até a carne humana. Os resíduos corrosivos provêm de coisas como baterias, produtos de limpeza para canos de esgoto e fornos e produtos de limpeza feitos com amoníaco. Eles geralmente trazem a figura do esqueleto de uma mão no recipiente.

Resíduos inflamáveis: Alguns resíduos perigosos podem pegar fogo e soltar fumaça (fumo) tóxica no ar, como, por exemplo, a gasolina, os óleos e os removedores de tinta. Os resíduos inflamáveis geralmente trazem a figura de uma chama no recipiente.

Resíduos explosivos: Alguns resíduos perigosos podem explodir, se forem misturados com outras substâncias químicas ou se caírem no chão. Os produtos químicos explosivos encontram-se em latas de spray, na gasolina e nos fluidos para isqueiro. Os resíduos explosivos geralmente trazem a figura de uma bola explodindo no recipiente.

Se um recipiente tiver qualquer uma destas figuras, trate-o com muito cuidado, pois ele já conteve um material perigoso e pode conter ainda algum resíduo. Nunca queime estes recipientes, porque o calor libera gases e fumaças (fumos) venenosos no ar. Esteja ciente de que, muitas vezes, os recipientes não trazem nenhum sinal de advertência.

Os governos por todo o mundo estão lentamente forçando as indústrias a tornarem os resíduos menos perigosos. Neste meio tempo, podemos fazer nossa parte, tratando os resíduos perigosos devidamente. Nunca derrame líquidos tóxicos, tais como óleo de motor, tinta e pesticidas, nos rios ou na pia. Guarde-os separadamente e descubra um local próximo que os receba e os jogue fora com segurança. Isto é muito importante para a nossa saúde e para o meio ambiente.


Quanto tempo leva para o lixo se decompor?

Papéis: de 3 a 6 meses; 
Jornal: algumas semanas;
Sapatos de couro: até 50 anos;
Caixas de papelão: vários meses;
Plástico fino: até 5 anos;
Embalagens plásticas, em geral: mais de 100 anos
Folhas de bananeira: algumas semanas
Pneus: desconhecido
Sacolas de plástico: 10–20 anos ou até centenas de anos, dependendo do tipo de plástico
Metais: até 50 anos
Latas de alumínio: até 100 anos
Garrafas de plástico: centenas de anos
Cacos de vidro: milhares de anos


Um dos maiores problemas da sociedade moderna é a produção exacerbada de lixo, seja ele doméstico, urbano, industrial ou hospitalar (sem falar do lixo atômico e do espacial), devido ao aumento populacional, à corrida desenfreada do consumo de produtos, à ausência de políticas públicas preventivas e a escassez de recursos não renováveis. Felizmente a sociedade vem se organizando para combater este problema através de organizações não governamentais (ONG's), das comunidades, de particulares ou dos governos e políticos compromissados com esta causa, uma vez que o ser humano vêm refletindo sobre a reciclagem e reutilização de produtos, por ver ai duas importantes alternativas para a redução da quantidade de lixo no futuro, criando com isso bons hábitos de preservação do meio ambiente, o que leva a economia de matéria-prima e energia.

Podemos contribuir para melhorar ainda mais. Para isso, precisamos nos conscientizar, conhecer, praticar e difundir.

Muito do que há em nossos lixos pode e deve ser reaproveitado. Deveríamos primeiro reduzir a produção de lixo (evitando o desperdício); depois reaproveitar o máximo e finalmente reciclar.


O que é coleta seletiva e reciclagem?


Coleta seletiva 

É separar o lixo para que seja enviado para reciclagem. Significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo. Ela pode ser feita por um cidadão sozinho ou organizada em comunidades : condomínios, empresas, escolas, clubes, cidades, etc.

Reciclagem 

É a atividade de transformar materiais já usados em novos produtos que podem ser comercializados. Exemplo : papéis velhos retornam às indústrias e são transformados em novas folhas

Benefícios em reciclar? Veja alguns: 

a) Economia de energia
b) Redução da poluição
c) Geração de empregos
d) Melhoria da limpeza e higiene da cidade
e) Diminuição do lixo nos aterros e lixões
f) Diminuição da extração de recursos naturais
g) Menor redução de florestas nativas
 

O que pode ser reciclado e o que ainda não pode?



Recicláveis
Ainda não recicláveis
1) Papéis
Caixa de Papelão, Jornal, Revista, Impressos em geral, Fotocópias, Rascunhos, Envelopes, Papel timbrado, Embalagens longa-vida, Cartões, Papel de fax, Folhas de caderno, Formulários de computador, Aparas de papel, Copos descartáveis, Papel vegetal, Papel toalha e guardanapo.
Papel sanitário, Papel carbono, Fotografias, Fitas adesivas, Estêncil, Tocos de cigarro.
2) Vidros
Garrafas de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, bem como seus cacos. Frascos em geral (molhos, condimentos, remédios, perfumes e produtos de limpeza); ampolas de remédios.Potes de produtos alimentícios.
Espelhos, vidros de janelas, box de banheiro, lâmpadas incandescentes e fluorescentes, cristais. Utensílios de vidro temperado. Vidros de automóveis. Tubos e válvulas de televisão. Cerâmica, porcelana, pirex e marinex.
3) Metais
Latas de alumínio (cerveja e refrigerante), Sucatas de reformas . Lata de folha de flandres (lata de óleo, salsicha e outros enlatados), Tampinhas, arames, pregos e parafusos. Objetos de cobre, alumínio, bronze, ferro, chumbo ou zinco, Canos e tubos.
Clipes e grampos, Esponjas de aço.
4) Plásticos
Embalagens de refrigerantes, de materiais de limpeza, de alimentos diversos. Copos plásticos. Canos e tubos. Sacos plásticos. Embalagens Tetrapak (misturas de papel, plástico e metal), Embalagens de biscoito
Ebonite (cabos de panelas, tomadas).



Quanto se recicla no Brasil? 

a) Papel de escritório = 41%
b) Papelão ou papel ondulado = 77,3%
c) Latas de aço = 45%
d) Latas de alumínio = 87%
e) Vidro = 44%
f) Plástico rígido + plástico filme = 17,5%
g) Plástico PET (garrafas de refrigerante) = 35%
h) Pneus = 57%
i) Embalagens cartonadas (longa vida) = 15%

Obs.: o cálculo do percentual reciclado é equivalente ao total consumido, no ano de 2002.


Quais os resultados da reciclagem? 


a) Ambientais
Os maiores beneficiados por esse sistema são o meio ambiente e a saúde da população. A reciclagem de papéis, vidros, plásticos e metais - que representam em torno de 40% do lixo doméstico - reduz a utilização dos aterros sanitários, prolongando sua vida útil. Se o programa de reciclagem contar, também, com uma usina de compostagem, os benefícios são ainda maiores. Além disso, a reciclagem implica uma redução significativa dos níveis de poluição ambiental e do desperdício de recursos naturais, através da economia de energia e matérias-primas.

b) Econômicos A coleta seletiva e reciclagem do lixo doméstico apresenta, normalmente, um custo mais elevado do que os métodos convencionais. Iniciativas comunitárias ou empresariais, entretanto, podem reduzir a zero os custos da prefeitura e mesmo produzir benefícios para as entidades ou empresas. De qualquer forma, é importante notar que o objetivo da coleta seletiva não é gerar recursos, mas reduzir o volume de lixo, gerando ganhos ambientais. É um investimento no meio ambiente e na qualidade de vida. Não cabe, portanto, uma avaliação baseada unicamente na equação financeira dos gastos da prefeitura com o lixo, que despreze os futuros ganhos ambientais, sociais e econômicos da coletividade. A curto prazo, a reciclagem permite a aplicação dos recursos obtidos com a venda dos materiais em benefícios sociais e melhorias de infraestrutura na comunidade que participa do programa. Também pode gerar empregos e integrar na economia formal trabalhadores antes marginalizados.

c) Políticos Além de contribuir positivamente para a imagem do governo e da cidade, a coleta seletiva exige um exercício de cidadania, no qual os cidadãos assumem um papel ativo em relação à administração da cidade. Além das possibilidades de aproximação entre o poder público e a população, a coleta seletiva pode estimular a organização da sociedade civil.

Qual a disposição final do lixo no Brasil? 
76% - Céu Aberto
13% - Aterro Controlado
10% - Aterro Sanitário
1% - Usina de Compostagem


Curiosidades


Nas ruas da cidade de São Paulo existem mais de 25 mil catadores de lixo reciclável. É um trabalho de "formiguinhas" que merece ser valorizado. Cada brasileiro que viva até 70 anos de idade vai produzir 25 toneladas de detritos.

O Brasil produz cerca de 220 mil toneladas de lixo por dia. Menos de 5% do lixo urbano é reciclado. O lixo causa enchentes entupindo bueiros e diminuindo a vazão de água. É um dos maiores problemas da sociedade moderna. É uma bomba-relógio. Calcula-se que 30% do lixo brasileiro fique espalhado pelas ruas das grandes cidades. Para a fabricação de uma tonelada de papel são consumidas 17 árvores. Com 40 kg de papel velho se evita o corte de uma árvore.

Se 1 milhão de pessoas usarem o verso do papel para escrever e desenhar, a cada mês será preservada uma área de floresta equivalente a 18 campos de futebol. A reciclagem de uma única latinha de alumínio economiza energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado durante três horas.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Nem Barcelona, nem Real Madrid


Nosso ex-Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, gostava muito de utilizar o futebol como uma forma de explicar certas situações durante suas falas. Permitam-me que eu faça o mesmo, só que em relação ao tema que tenho me debruçado ultimamente: Gestão.

Na atual Eurocopa, tivemos duas semi-finais onde os favoritíssimos eram, em uma delas o imbatível time do Barcelona, contra o Chelsea e em outra o time de maior valor de mercado, o Real Madrid, contra o Bayern de Munique. Costumo ouvir rádio quando me desloco de carro e ouvia todos os comentaristas esportivos dizendo que não havia dúvida quanto aos clubes que estariam na final: Barcelona e Real Madrid. Pelo histórico de ambos e pela forma como jogam. Diziam: "São imbatíveis e na Europa, atualmente, não existem equipes melhores".

Surpreendentemente, o Barcelona, que para alguns é "o melhor time do mundo", perdeu a primeira partida na Inglaterra e não passou de um empate na Espanha, sendo que o melhor jogador do mundo perdeu até uma penalidade máxima e o Real Madri foi para a decisão da vaga nos pênaltis e o jogador mais caro do mundo perdeu a sua cobrança. A final da Eurocopa será entre Chelsea e Bayern. Ponto final. Qual será o campeão? Tanto faz.

Fazendo uma análise dessa inusitada situação, que lições podemos tirar para o mundo corporativo? Vou colocar algumas frases que podem definir bem esse momento:

1º) Nunca despreze seus concorrentes;
Em um mercado concorrencial, não pense que o fato de ser reconhecido como de excelência lhe garantirá o mercado de sempre, tão pouco que ainda poderá tirar-lhes mais fatias do mercado. O jogo não está ganho antes jogá-lo.

2º) Estude seus concorrentes profundamente;
É fundamental conhecer as práticas empresariais do concorrente para poder avaliar como se comportar diante das possíveis atitudes que vierem a ser tomadas por eles. Procure conhecer cada parte de seu concorrente para estar pronto caso ele, abruptamente, mude a forma de concorrer no mercado e você esteja pronto para criar as barreiras nnecessárias. Em um jogo com um adversário difícil, muitas vezes a equipe muda a forma de jogar para garantir o resultado naquele momento.

3º) Não duvide da sua capacidade mas não se fie apenas nela;
Sempre devemos acreditar que somos capazes de fazer ou conseguir algo, mas não podemos nos limitar a capacidade instalada. Devemos ampliar nossos conhecimentos para que possamos ampliar nossa capacidade. Muitas organizações tem a certeza que já detém todo o conhecimento necessário para se manterem no topo e é essa certeza que pode levar a organização ao insucesso. Temos que estar prontos para promover mudanças rápidas ou drásticas e só adquirindo, constantemente, novos conhecimentos seremos capazes de fazê-lo. Não é porque o time é favoritoo que ele vai, simplesmente, comandar o jogo.

4º) Não se afobe diante das dificuldades;
Muitas vezes encontramos dificuldades no nosso dia-a-dia. Devemos estar preparados para situações como essas, sempre. Muitos falam em ser resilientes. Aguentarem as adversidades. Conhecendo nossas habilidades e todas as capacidades do adversário, somos capazes de identificar caminhos alternativos.

5º) Não acredite que tudo será muito fácil pelo passado vivido;
Cada vez mais, a concorrência é maior. Só olhando para o futuro, agregando novos conhecimentos e valores é que estaremos preparados para sobrevivermos em longo prazo. Campeonatos anteriores não garantem novos campeonatos.

6º) Se prepare para as adversidades que, certamente, virão;
Se estivermos preparados, conseguiremos ultrapassar mais facilmente as dificuldades. Isso é possível com desenvolvimento constante, introdução de novas tecnologias, qualificação profissional ininterrupta e a certeza da necessidade de mudança, o tempo todo. Temos que estar ppreparados para atuarmos fora das condições ideais que projetos. Quantos bons times perdem seus jogos pois o jogaram em campos ruins e não estavam preparados para isso?

7º) Se invente a cada dia;
Sob uma forte liderança, seremos capazes de introduzir uma cultura de mudança e preparação para evitarmos situações adversas. A liderança é o exemplo para que todos se reposicionem e entendam que não existe o sucesso para sempre, e é ela que deve deixar claro que o sucesso se dará por conta de um trabalho em equipe. Empoderada para tomar as decisões alinhadas aos objetivos organizacionais. Que essa liderança faça tudo com transparência e participação. É importante lembrar não podemos basear toda a atividade da organização em apenas uma pessoa. Só o craque, o "capitão" do time, nem sempre resolve o jogo.

Muito mais pode ser dito em relação a gestão organizacional, fazendo comparação com esse evento de futebol, mas me limito a essas poucas observações.

Quer o sucesso? Não pare de se desenvolver. Nunca!