quinta-feira, 19 de maio de 2011

VIVA MAIS !!!!!!!!!

O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos.

Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio.... você começará a perder a noção do tempo.
Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea.

Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol.
Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar:

Nosso cérebro é extremamente otimizado. Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho.
Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia.
Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade.
Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo. 

É quando você se sente mais vivo.

Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e 'apagando' as experiências duplicadas. 

Se você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez mais rapidamente.

Quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa atenção parece ser requisitada ao máximo.
Então, um dia dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao mesmo tempo.

Como acontece?
Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente); O cérebro já sabe qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa , no lugar de repetir realmente a experiência).
Ou seja, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa são apagados de sua noção de passagem do tempo.

Quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida.

Conforme envelhecemos as coisas começam a se repetir - as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações, -.... enfim... as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo. Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década. Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a...

ROTINA

A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos. 

Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo: M & M(Mude e Marque).

Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros com fotos. Aprenda uma nova língua, ou um novo instrumento.

Mude de paisagem, tire férias com a família (sugiro que você tire férias sempre e, preferencialmente, para um lugar quente, um ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas.

Tenha filhos ou animais de estimação (eles destroem a rotina). Sempre faça festas de aniversário e para você (marcando o evento e diferenciando o dia).

Use e abuse dos rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais.

Faça festas de noivado, casamento, 15 anos, bodas disso ou daquilo, bota-foras, participe do aniversário de formatura de sua turma, visite parentes distantes, entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo, deixe a barba, tire a barba, compre enfeites diferentes no Natal, vá a shows, cozinhe uma receita nova, tirada de um livro novo.

Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor, faça diferente.
Beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes.
Vá a mercados diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes.

Seja Diferente!

Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu marido, esposa ou amigos para outras cidades ou países, veja outras culturas, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos.... em outras palavras...
V-I-V-A. !!!

Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo.

E se tiver a sorte de estar casado(a) com alguém disposto(a) a viver e buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais interessante e muito mais v-i-v-o... do que a maioria dos livros da vida que existem por aí.

Cerque-se de amigos.

Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes e que gostam de comidas diferentes.

Enfim, acho que você já entendeu o recado,não é?

Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade, emoção, rituais e vida.

ESCREVA em TAmaNhos diFeRenTes e em CorES difErEntEs!

CRIE, RECORTE, PINTE, RASGUE, MOLHE, DOBRE, PICOTE, INVENTE, REINVENTE...

V I V A !!!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Série "Reuniões Mais Produtivas" - "Técnicas de Seleção e Priorização de Problemas e/ou Sugestões"


Após uma reunião de "brainstorming" ou até mesmo antes dela, temos que fazer priorizações. Antes, muitas vezes deveremos priorizar o problema a ser abordado e depois qual o plano de ação ou a solução a ser implementada primeiramente. Para resolvermos essa situação aplicamos as "Técnicas de Seleção e Priorização".

Duas dessas técnicas são amplamente utilizadas, cada uma com aplicação e característica específica: A "Técnica de Grupo" e a "Matriz GUT". Agora falaremos da primeira.

A Técnica de Grupo é utilizada quando temos que priorizar elementos que tem o mesmo nível de importância e, por conta disso, gera variações na compreensão das pessoas que estão discutindo a priorização da implementação de qual item deve ser feito primeiro.


ü  Cada um escreve em uma folha separada
Nesse caso, como a priorização depende da interpretação de cada pessoa (e da sua experiência), cada um, individualmente, deverá escrever em uma folha de papel qual é seu item prioritário.
ü  Colocar em local visível onde todos possam ver
As folhas deverão ser fixadas em local onde todos os participantes da reunião tenham visibilidade. Isso é feito para que todos possam conhecer as prioridades individuais e, se for o caso, repensar um aprimorar a sua.
ü  Combinar as similaridades
Para reduzir o número de propostas, as que tiverem algum tipo de similaridade deverão ser combinadas, de maneira a criar uma proposta que atenda a todas.
ü  Montar lista identificada, com o mesmo número de itens elencados, dando-lhes letras
Após a conclusão das combinações, as propostas resultantes deverão ser apresentadas em uma lista onde cada uma receberá uma letra
ü  Montar uma tabela para pontuar
Deverá ser montada uma tabela listando as propostas e os participantes


Proposta
Participante 1
Participante 2
Participante ...
Participante n-1
Participante n
A
Proposta 1





B
Proposta 2





C
Proposta ...





D
Proposta n-1





...
Proposta n







ü  Pontuar cada item por ordem de importância
Cada participante atribuirá a ordem de prioridade que julgar correta considerando todas as propostas existentes, ordenando de 1 (a mais importante) até n (a menos importante).
ü  Somar os pontos
Após todos os participantes estabelecerem a ordem, estas deverão ser colocadas na tabela e seus valores somados (a tabela está exemplificada para cinco propostas e quatro participantes).


Proposta
Participante 1
Participante 2
Participante 3
Participante 4
Soma
A
Proposta 1
1
2
5
1
9
B
Proposta 2
3
1
4
2
10
C
Proposta 3
5
4
3
3
15
D
Proposta 4
2
3
2
4
11
E
Proposta 5
4
5
1
5
15


ü  Escolher o item prioritário
Nesse caso o item prioritário é aquele que obtiver menor valor da soma. Assim, no exemplo dado a prioridade é para a proposta 1, seguida da proposta 2, proposta 3 e, empatadas em último as propostas 3 e 5. Em caso de empate é só fazer uma votação simples entre os presentes de qual deve estar na frente.

A Técnicas de Grupo tem algumas variações, que também são constantemente utilizadas, mas que não abordarei neste momento.

Bom uso desta dica!

(O conteúde dessa postagem pode ser utilizada sem restrições, desde que citada a fonte)

Série "Reuniões Mais Produtivas" - "Brainstorming"


Usamos o "brainstorming" quando desejamos fazer surgir uma proposta, sugestão ou opção de ação em uma discussão coletiva. "Brainstorming" significa "Tempestade Cerebral" ou como o mineiro do interior diz bem propriamente: "Toró de Parpites". O "brainstorming" é um processo destinado à geração de idéias e/ou sugestões criativas, possibilitando ultrapassar os limites ou os paradigmas dos membros da equipe.
Fatores-Chave para o sucesso: Fluência, Flexibilidade, Originalidade, Percepção e Impulsividade.

Alguns critérios devem ser levados em consideração quando nos organizamos para a execução desse tipo de reunião:

-Participantes: Devem participar da reunião pessoas de qualquer nível hierárquico, desde que envolvidas com o assunto que está sendo tratado. Lembrem-se que, muitas das vezes, é a pessoa do nível operacional que mais conhece o problema, por conviver com ele no dia-a-dia. Não restrinja a reunião às chefias. Eventualmente poderão participar especialistas específicos do assunto.
-Nenhum membro da equipe deverá ter tratamento especial: Por conta do item anterior, esse ponto é importante. Não devemos privilegiar as sugestões dos participantes de nível hierárquico mais alto em detrimento das sugestões das pessoas de nível hierárquico mais baixo. No momento da reunião todos tem o mesmo peso.
-Nenhum Julgamento: Deve ficar acertado antes da reunião que não será feito nenhum tipo de julgamento pelos participantes quanto ao teor da sugestão dada por alguém, por mais estapafúrdia que seja. Nenhum comentário do tipo "que besteira é essa?", "isso é impossível!" ou uma "sonora gargalhada" deve ser emitido, ao custo de perdermos excelentes novas sugestões de outras pessoas no futuro, por medo de ser repreendido ou ridicularizado. Tente entender o motivo da sugestão e melhore-a.
-Idéias devem ser imaginativas: Estamos falando de romper barreiras ou quebrar paradigmas, por isso não podemos cercear as sugestões. Quanto mais inovadora ou criativa for, com o aporte do conhecimento de outras pessoas, poderemos ter uma proposta efetivamente relevante.
-Marcar tempo: Cada participante deverá apresentar sua proposta em um tempo determinado pelo responsável da reunião (esse tempo deve ser informado no início da reunião). Utiliza-se entre 5 e 10 segundo para cada pessoa apresente uma nova proposta. Em geral, após a sétima rodada de sugestões, já começa a reduzir a participação das pessoas, quanto a novas sugestões.
-Escrever em um quadro as idéias: Todas as sugestões ou propostas deverão ser escritas em um quadro ou em folhas grandes (de flip chart) e deverão estar sempre visíveis a todos os participantes (prenda-sa nas paredes da sala de reunião). Elas servem para "cola" em uma nova sugestão e poderá ser aprimorada por outra pessoa.
-Quantidade de participantes: Reuniões desta natureza com mais de 10 pessoas tendem a ser improdutivas. Caso seja necessária a participação de um número maior de presentes, isso é possível, mas não recomendável. Alternativamente pode-se fazer sub-grupos que ao final juntam suas conclusões.

Para realizar a reunião, primeiramente, defina o problema que se deseja discutir ou resolver. É preciso que se defina claramente esse ponto, para que seja evitada qualquer dúvida de interpretação. Só após essa etapa é que se deve iniciar a dinâmica do "brainstorming" propriamente dito.

Em reuniões dessa natureza, recomendo uma pessoa para coordenar e uma para secretariar (ou  duas para agilizar). A coordenação orienta os trabalhos e o secretariado é responsável por escrever nos quadros ou folhas as sugestões apresentadas.

A dinâmica poderá ser de forma estruturada ou não estruturada. Na forma estruturada todos os presentes participarão dando sugestões ou fazendo comentários em uma seqüência previamente definida. Nenhuma pessoa ultrapassará a vez da outra. A forma não estruturada não prevê seqüência.

Defina tempos: Tento para a forma estruturada como para a não estruturada é importante definir o tempo de participação. Cada presente deverá apresentar sua sugestão ou proposta em até um tempo definido pela coordenação da reunião (em alguns lugares são dados de 5 a 10 segundos para que a pessoa a apresente) e que a reunião, como um todo, leve entre sessenta e noventa minutos (dependendo da discussão pode-se levar até duas horas - o responsável deverá avaliar o andamento da reunião e redimensionar os tempos).

O responsável pela reunião é também responsável por manter o clima da mesma e fazer cumprir todos os critérios estabelecidos antes do início da reunião e que foram devidamente informados aos participantes.

Normalmente após a sétima rodada de sugestões (fica mais fácil avaliar isso na dinâmica estruturada) as sugestões começam a escassear. Nesse momento o coordenador pode informar a alteração para uma dinâmica não estruturada e quando o tempo de sugestões previsto na reunião for alcançado, deve encerrar essa etapa.

Em seguida todas as sugestões escritas nos quadros ou folhas devem ser sintetizadas (sugestões semelhantes deverão ser unificadas em outra que as represente) e formados estratos de temas de sugestões/propostas específicos. Essa compilação deverá ser feita com a participação de todos os elementos presentes na reunião e representarão uma análise conjunta de todos da equipe.

Ao final dessa dinâmica estarão identificados os diversos elementos que deverão compor um ou vários planos de ação para resolução do problema apresentado no início da discussão.

Série "Reuniões Mais Produtivas"

Já falei para vocês sobre algumas técnicas utilizadas para que as reuniões em suas empresas sejam mais produtivas, isto é, que sejam realizadas mais rapidamente e produzam os resultados esperados. Devemos tomar muito cuidado para que ao final da reunião a única coisa decidida seja a data da próxima reunião. Infelizmente, isso acontece muito e eu mesmo conheço algumas empresas onde isso ainda acontece.

Se seguirmos as orientações já apresentadas, muitos ganhos já teremos. Podemos, entretanto, ter resultados melhores ainda quando utilizamos técnicas específicas durante reuniões onde temos que identificar algum caminho ou sugestões para solução de um problema específico. Eventualmente encontramos diversas alternativas que deverão serem colocadas em prática. Qual delas devemos priorizar? E como fazer essa priorização?

Minhas próximas duas dicas são como identificar essas alternativas e, depois, como priorizar a aplicação.

Espero que façam muito bom uso dessas dicas.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Vinte Dicas para o Bem Viver (Parte Final)

Continuando as dicas da postagem anterior:

11-Entenda que princípios e convicções podem ser um grande peso;
12-Família não é você, está com você;
13-É preciso ter alguém em que se pode confiar e falar ao menos num raio de cem quilômetros. Não adianta estar mais longe;
14-Saiba a hora certa de sair de cena;
15-Não queira saber se falaram mal de você; escute o que falaram bem, com reserva analítica;
16-Competir no lazer e no trabalho é ótimo para quem quer ficar esgotado;
17-A rigidez é boa na pedra. Não no homem;
18-Uma hora de intenso prazer substitui com folga três horas de sono perdido;
19-Não abandone suas três grandes amigas: a intuição, a inocência e a fé;
20-Entenda definitivamente:você é o que se fizer.

O texto é do Dr. Luiz Gonzaga Alca de Sant´Anna (Ministra cursos em Santos e São Paulo).

Faça bom uso dessas dicas.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Vinte Dicas para o Bem Viver (1ª parte)

1- Faça pausas de dez minutos a cada duas horas de trabalho, no máximo. Repita essas pausas na vida diária;
2- Aprenda a dizer não sem se sentir culpado e sem achar que magoou;
3- Planeje o seu dia, mas deixe espaço para o improviso, pensando que nem tudo depende de você;
4- Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejam seus quadros mentais, você se exaure;
5- Esqueça a idéia de que você é imprescindível, em casa, no grupo habitual;
6- Abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos. Você não é a fonte dos desejos;
7- Peça ajuda sempre que necessário, tendo o senso de pedir à pessoa certa;
8- Diferencie problemas reais de problemas imaginários;
9- Tente descobrir o prazer de fatos cotidianos, como comer, dormir e tomar banho, sem também achar que isso é o máximo da vida;
10-Evite se envolver na ansiedade e tensão alheios "enquanto" ansiedade e tensão... espere um pouco.

As dez dicas restantes virão na próxima postagem.

Dicas para Reuniões mais Produtivas

Foi realizada uma pesquisa com diversos executivos que participavam, em média, de onze reuniões por semana, todas elas durando entre uma e duas horas (muito mais do que o necessário).
Para ajustar essa situação, o estudo sugere o seguinte:

Verificar a necessidade da reunião: É conveniente questionar se seria possível atingir o objetivo de alguma outra forma, talvez por e-mail de grupos ou conferência telefônica, entre outras ferramentas;

Selecionar cuidadosamente os participantes: Quando se planeja uma reunião, só devem ser considerados para participar aqueles que serão afetados pelo tema a ser tratado ou que podem contribuir com informações úteis. Se existe alguém que pode se ofender por não ter sido convidado, o melhor é explicar o própósito da reunião e deixar que a pessoa decida por si mesma se vai ou não;

Planejar com antecedência: Sem uma pauta, a reunião estará sujeita a dispersões irrelevantes. Para que isso seja evitado, é preciso ter uma lista escrita de temas prioritários;

Respeitar o horário: É tão importante começar como terminar na hora. Também se deve começar pelo tema mais importante e evitar a tentação de retroceder e reiterar o que foi discutido àqueles que chegarem atrasados;

Cortar os problemas pela raiz: Uma reunião se torna improdutiva se uma pessoa domina a discussão ou se alguém saia do tema. Caso trate-se de uma reunião para buscar soluções, é preciso comunicar aos convocados que venha preparados com idéias;

Registrar pontos importantes: E encaminhar uma cópia a cada dos participantes.


Alguns lembretes importantes em relação a uma reunião:
-Participe;
-Não saia da sala;
-Não fique telefonando. Desligue o celular. Peça à secretária para anotar recados;
-Preste atenção;
-Anote;
-Faça uma lista - listar o que fazer, o que será implementado;
-Não se economize. Não fique preso;
-Ouça;
-Não monopolize as discussões - cuidado com a arrogância;
-Não julgue pelas partes - faça uma avaliação global;
-Espere até o final pra fazer uma avaliação.

Brevemente falaremos sobre como é a dinâmica de realizar uma reunião para buscar soluções ou resolver problemas.

Bom uso desta dica.