quinta-feira, 21 de junho de 2012

3 "R´s" - Reduzir, Reutilizar e Reciclar



Aproveitando o momento da Rio+20, gostaria de falar sobre uma prática muito importante para as empresas, para a sociedade e para as pessoas desta e das próximas gerações. Quero falar sobre os 3 "R´s" (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

Hoje, no modelo atual de sociedade que vivemos, o problema do lixo é um problema sério que, por enquanto, não tem solução. Como exemplo temos que cada paulistano produz por dia uma média de 1,05kg de lixo, um pouco acima da média nacional, que é de cerca de 800 gramas por dia. Pode-se calcular então que um paulistano irá produzir até o fim de sua vida cerca de 25,68 toneladas por dia. Os números do lixo são ainda maiores em países desenvolvidos, onde o consumo é maior: um nova-iorquino produz, em média, 1,77 kg por dia (40 toneladas até o fim da sua vida). Onde colocar todo esse lixo? A resposta é: Não existe onde. Dentro de poucos anos, se for mantida a produção atual de lixo, não haverá mais local onde colocar tanto lixo!

A solução então é simples, vamos reciclar! Essa pode parecer a solução ideal para o problema, mas não é. O lixo deve sim ser reciclado, mas antes de reciclar devemos tentar diminuir ao máximo a quantidade de lixo que produzimos reutilizar tudo o que pudermos e então reciclar. Isso deve ser feito pois quanto maior a quantidade de lixo reciclado, maior será a quantidade de lixo produzido e de recursos naturais utilizados. E nem todo o tipo de lixo pode ser reciclado, assim a solução mais eficiente por enquanto para o problema do lixo são os três "Rs". Não é porque um material é reciclado que vamos consumir cada vez mais dele, a reciclagem não é uma solução total para o problema do lixo. Ela apenas minimiza as consequências.


Os 3 "R´s": Entendendo mais cada um dos R´s

Reduzir:

Como o nome já diz, reduzir é diminuir a quantidade de tudo que pode virar resíduo. Seja adquirindo produtos que possam ser reutilizados, como guardanapos de pano ou produtos com refil, ou comprando somente o necessário. O importante é saber que a diminuição da quantidade de coisas que você joga fora irá aliviar a pressão dos depósitos de lixo e os impactos que isso gera ao meio ambiente. São danos como a emissão de diversos gases tóxicos na atmosfera, como a dioxina, resultante da incineração do lixo, os gases metano e sulfuroso, resultantes da decomposição do lixo, além da contaminação do solo, de rios, córregos e lençóis freáticos pelo chorume. Os depósitos a céu aberto podem ainda favorecer a aparição de doenças como leptospirose, febre tifóide, doenças de pele, dengue, malária, febre amarela, entre outras. Tida por muitos como o R mais importante, a redução do lixo é a base de todo o processo, as próximas etapas acontecerão com os resíduos que conseguirem passar por ela e o objetivo maior é que passe a menor quantidade possível.

O primeiro passo para diminuir a quantidade de lixo é sem dúvida reduzir o que consumimos. Consumir não é necessariamente adquirir alimentos, e sim produtos para qualquer finalidade. Muitas vezes compramos coisas das quais não precisamos, e ficamos dias, meses e anos acumulando coisas desnecessárias quando um belo dia decidimos renovar tudo e jogamos muitas dessas coisas fora. Uma outra forma que aumentamos o lixo de casa sem muitas vezes perceber é comprando produtos revestidos com muitas embalagens que no final jogamos fora, ou com embalagens não recicláveis, por exemplo o isopor. Então por que não pensamos um pouquinho mais quando fazemos compra, se realmente precisamos das coisas que compramos, pois além de diminuir o lixo, muitas vezes estaremos economizando!


Reutilizar:
Sabe aquela roupa que já não cabe mais em você? Ao invés de jogar fora, doe-a para outra pessoa e mantenha esse produto em circulação. Apenas 1% de tudo que é produzido nos Estados Unidos se mantém em circulação por mais de seis meses. Reutilizar é, portanto, a segunda alternativa para diminuir a quantidade de lixo que chega aos depósitos todos os dias. Segundo dados do IBGE, o Brasil produz cerca de 230 mil toneladas de lixo por dia. Em 72 horas é possível encher de lixo 16.400 caminhões enfileirados de São Paulo ao Rio de Janeiro. Encontrar outra serventia para aquilo que aparentemente não serve mais é, além de um estímulo à criatividade, uma excelente forma de ajudar o mundo.

Após pensarmos em reduzir o que consumimos podemos agora procurar reutilizar as coisas antes de jogá-las fora. Podemos reaproveitar os potes de sorvete para guardar comida, fazer arte com garrafas de refrigerante ou jornal, por exemplo papel maché. Imagine se conseguirmos usar pelo menos mais uma vez as coisas que consumimos, o quanto estaríamos diminuindo o lixo de casa!

Reciclar:
O mais conhecido dos R´s, a reciclagem é o processo que ocorre quando já não é possível utilizar grande parte do produto. Dessa forma, a opção é aproveitar a sua matéria-prima e fabricar outro. Ele pode ser idêntico ao anterior ou apenas possuir algumas propriedades suas somadas a outras matérias primas. Por conta disso, a reciclagem é apenas a última opção, já que além da necessidade de extração de novas matérias primas, a fabricação desse novo produto acarreta energia, distribuição aos pontos de venda e um novo descarte.


Após evitar consumir coisas desnecessárias, reaproveitar outras, agora é hora de pensar em reciclar. Muitos materiais podem ser reciclados e cada um por uma técnica diferente. A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes é um processo mais barato do que a produção de um material a partir da matéria-prima bruta. A lata de alumínio é um exemplo do dia-a-dia de qualquer um, pois vemos que mal acabamos de tomar o refrigerante e já tem alguém interessado na latinha. Isso porque o Brasil é o número 1 em reciclagem de latinhas e o valor do alumínio é bem atraente para aqueles que não possuem outra fonte de renda.


Os 3 R's do Consumo Ecoeficiente 


Através de pequenos gestos, nós podemos mudar nossos hábitos de vida e adotarmos o consumo consciente, ao utilizarmos os 3 Rs , que são práticas simples, mas importantes e que fazem a diferença no volume de lixo descartado: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.

Reduzir

Reduzir quer dizer economizar de todas as formas possíveis:
- Procurar sempre produtos mais duráveis;
- Comprar o suficiente para consumo, evitando desperdício de produtos e alimentos;
- Por no prato só o que realmente for comer;
- Reduzir os supérfluos;
- Reformar e conservas as coisas, no lugar de substituí-las por outras;
- Doar os objetos e roupas que não são mais necessários para quem precisa;
- Evite comprar legumes, frios e carnes em bandejas de isopor, que não é reciclável.
- Procure produtos que tenham menos embalagens ou utilize aqueles que tenham embalagem reciclável;
- Quando for comprar presentes, evite a utilização de embalagens em excesso;
- Controlar o uso da água: não deixar a torneira aberta à toa, abrir e fechar várias vezes é melhor do que deixar a água correr sem necessidade;
- Desligar a TV se não estiver realmente assistindo e a luz do lugar onde não houver alguém.

Reutilizar

Reutilizar é uma forma de evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo. É ser criativo, inovador, usar um produto de várias maneiras. Por exemplo:
- Reaproveitar vidros de geléia, maionese, massa de tomate, que podem servir para armazenar alimentos ou outros objetos;
- Utilizar a frente e o verso do papel para escrever;
- Os garrafões de vinho podem ser enviados para as cooperativas e sucateiros, que os encaminharão para as vinícolas, onde serão lavados e reaproveitados;
- Oficinas de arte e artesanato - com restos dos mais variados materiais podem ser feitas muitas coisas lindas e criativas. Por exemplo: vários artistas plásticos utilizam garrafas PET para fazerem sofás, pufes, camas.

Reciclar

Reciclar significa enviar novamente para o ciclo de vida útil, isto é, transformar o material reciclável em produto útil através de processos industriais.

Existem condições básicas de qualidade e quantidade para se tornar viável o processo da reciclagem. Uma das atividades que alimentam a reciclagem é a coleta seletiva.

Cuidado! 

Observe a sequencia lógica da filosofia dos 3 R´s: primeiro, reduzir, para depois pensar em reutilizar e reciclar.

Não aumente o consumo só para ter mais material para reutilizar e reciclar!


Breve classificação de resíduos:


Resíduos perigosos Alguns tipos de lixo são mais perigosos do que outros. O lixo perigoso é chamado de resíduos perigosos e consiste de lixo químico, como baterias, produtos de limpeza para pisos e inseticidas. Os resíduos médicos, como as agulhas, as seringas, medicamentos velhos e bandagens (ligaduras) sujas, também podem ser muito perigosos. Os resíduos perigosos podem prejudicar seriamente o meio ambiente e a nossa saúde.

Resíduos tóxicos: Alguns resíduos tóxicos são venenosos. Se tocados, este tipo de resíduo pode entrar no nosso corpo e causar câncer (cancro) ou outras doenças. Eles podem causar danos sérios aos bebês antes de nascerem e também podem chegar até o ar, a água e o solo e matar peixes e animais. Os resíduos venenosos provêm de coisas como produtos de limpeza, veneno para ratos e pesticidas. Este tipo de resíduo geralmente traz a figura de uma caveira no recipiente.

Resíduos corrosivos: Alguns resíduos perigosos dissolvem quase qualquer coisa que tocarem, até a carne humana. Os resíduos corrosivos provêm de coisas como baterias, produtos de limpeza para canos de esgoto e fornos e produtos de limpeza feitos com amoníaco. Eles geralmente trazem a figura do esqueleto de uma mão no recipiente.

Resíduos inflamáveis: Alguns resíduos perigosos podem pegar fogo e soltar fumaça (fumo) tóxica no ar, como, por exemplo, a gasolina, os óleos e os removedores de tinta. Os resíduos inflamáveis geralmente trazem a figura de uma chama no recipiente.

Resíduos explosivos: Alguns resíduos perigosos podem explodir, se forem misturados com outras substâncias químicas ou se caírem no chão. Os produtos químicos explosivos encontram-se em latas de spray, na gasolina e nos fluidos para isqueiro. Os resíduos explosivos geralmente trazem a figura de uma bola explodindo no recipiente.

Se um recipiente tiver qualquer uma destas figuras, trate-o com muito cuidado, pois ele já conteve um material perigoso e pode conter ainda algum resíduo. Nunca queime estes recipientes, porque o calor libera gases e fumaças (fumos) venenosos no ar. Esteja ciente de que, muitas vezes, os recipientes não trazem nenhum sinal de advertência.

Os governos por todo o mundo estão lentamente forçando as indústrias a tornarem os resíduos menos perigosos. Neste meio tempo, podemos fazer nossa parte, tratando os resíduos perigosos devidamente. Nunca derrame líquidos tóxicos, tais como óleo de motor, tinta e pesticidas, nos rios ou na pia. Guarde-os separadamente e descubra um local próximo que os receba e os jogue fora com segurança. Isto é muito importante para a nossa saúde e para o meio ambiente.


Quanto tempo leva para o lixo se decompor?

Papéis: de 3 a 6 meses; 
Jornal: algumas semanas;
Sapatos de couro: até 50 anos;
Caixas de papelão: vários meses;
Plástico fino: até 5 anos;
Embalagens plásticas, em geral: mais de 100 anos
Folhas de bananeira: algumas semanas
Pneus: desconhecido
Sacolas de plástico: 10–20 anos ou até centenas de anos, dependendo do tipo de plástico
Metais: até 50 anos
Latas de alumínio: até 100 anos
Garrafas de plástico: centenas de anos
Cacos de vidro: milhares de anos


Um dos maiores problemas da sociedade moderna é a produção exacerbada de lixo, seja ele doméstico, urbano, industrial ou hospitalar (sem falar do lixo atômico e do espacial), devido ao aumento populacional, à corrida desenfreada do consumo de produtos, à ausência de políticas públicas preventivas e a escassez de recursos não renováveis. Felizmente a sociedade vem se organizando para combater este problema através de organizações não governamentais (ONG's), das comunidades, de particulares ou dos governos e políticos compromissados com esta causa, uma vez que o ser humano vêm refletindo sobre a reciclagem e reutilização de produtos, por ver ai duas importantes alternativas para a redução da quantidade de lixo no futuro, criando com isso bons hábitos de preservação do meio ambiente, o que leva a economia de matéria-prima e energia.

Podemos contribuir para melhorar ainda mais. Para isso, precisamos nos conscientizar, conhecer, praticar e difundir.

Muito do que há em nossos lixos pode e deve ser reaproveitado. Deveríamos primeiro reduzir a produção de lixo (evitando o desperdício); depois reaproveitar o máximo e finalmente reciclar.


O que é coleta seletiva e reciclagem?


Coleta seletiva 

É separar o lixo para que seja enviado para reciclagem. Significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo. Ela pode ser feita por um cidadão sozinho ou organizada em comunidades : condomínios, empresas, escolas, clubes, cidades, etc.

Reciclagem 

É a atividade de transformar materiais já usados em novos produtos que podem ser comercializados. Exemplo : papéis velhos retornam às indústrias e são transformados em novas folhas

Benefícios em reciclar? Veja alguns: 

a) Economia de energia
b) Redução da poluição
c) Geração de empregos
d) Melhoria da limpeza e higiene da cidade
e) Diminuição do lixo nos aterros e lixões
f) Diminuição da extração de recursos naturais
g) Menor redução de florestas nativas
 

O que pode ser reciclado e o que ainda não pode?



Recicláveis
Ainda não recicláveis
1) Papéis
Caixa de Papelão, Jornal, Revista, Impressos em geral, Fotocópias, Rascunhos, Envelopes, Papel timbrado, Embalagens longa-vida, Cartões, Papel de fax, Folhas de caderno, Formulários de computador, Aparas de papel, Copos descartáveis, Papel vegetal, Papel toalha e guardanapo.
Papel sanitário, Papel carbono, Fotografias, Fitas adesivas, Estêncil, Tocos de cigarro.
2) Vidros
Garrafas de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, bem como seus cacos. Frascos em geral (molhos, condimentos, remédios, perfumes e produtos de limpeza); ampolas de remédios.Potes de produtos alimentícios.
Espelhos, vidros de janelas, box de banheiro, lâmpadas incandescentes e fluorescentes, cristais. Utensílios de vidro temperado. Vidros de automóveis. Tubos e válvulas de televisão. Cerâmica, porcelana, pirex e marinex.
3) Metais
Latas de alumínio (cerveja e refrigerante), Sucatas de reformas . Lata de folha de flandres (lata de óleo, salsicha e outros enlatados), Tampinhas, arames, pregos e parafusos. Objetos de cobre, alumínio, bronze, ferro, chumbo ou zinco, Canos e tubos.
Clipes e grampos, Esponjas de aço.
4) Plásticos
Embalagens de refrigerantes, de materiais de limpeza, de alimentos diversos. Copos plásticos. Canos e tubos. Sacos plásticos. Embalagens Tetrapak (misturas de papel, plástico e metal), Embalagens de biscoito
Ebonite (cabos de panelas, tomadas).



Quanto se recicla no Brasil? 

a) Papel de escritório = 41%
b) Papelão ou papel ondulado = 77,3%
c) Latas de aço = 45%
d) Latas de alumínio = 87%
e) Vidro = 44%
f) Plástico rígido + plástico filme = 17,5%
g) Plástico PET (garrafas de refrigerante) = 35%
h) Pneus = 57%
i) Embalagens cartonadas (longa vida) = 15%

Obs.: o cálculo do percentual reciclado é equivalente ao total consumido, no ano de 2002.


Quais os resultados da reciclagem? 


a) Ambientais
Os maiores beneficiados por esse sistema são o meio ambiente e a saúde da população. A reciclagem de papéis, vidros, plásticos e metais - que representam em torno de 40% do lixo doméstico - reduz a utilização dos aterros sanitários, prolongando sua vida útil. Se o programa de reciclagem contar, também, com uma usina de compostagem, os benefícios são ainda maiores. Além disso, a reciclagem implica uma redução significativa dos níveis de poluição ambiental e do desperdício de recursos naturais, através da economia de energia e matérias-primas.

b) Econômicos A coleta seletiva e reciclagem do lixo doméstico apresenta, normalmente, um custo mais elevado do que os métodos convencionais. Iniciativas comunitárias ou empresariais, entretanto, podem reduzir a zero os custos da prefeitura e mesmo produzir benefícios para as entidades ou empresas. De qualquer forma, é importante notar que o objetivo da coleta seletiva não é gerar recursos, mas reduzir o volume de lixo, gerando ganhos ambientais. É um investimento no meio ambiente e na qualidade de vida. Não cabe, portanto, uma avaliação baseada unicamente na equação financeira dos gastos da prefeitura com o lixo, que despreze os futuros ganhos ambientais, sociais e econômicos da coletividade. A curto prazo, a reciclagem permite a aplicação dos recursos obtidos com a venda dos materiais em benefícios sociais e melhorias de infraestrutura na comunidade que participa do programa. Também pode gerar empregos e integrar na economia formal trabalhadores antes marginalizados.

c) Políticos Além de contribuir positivamente para a imagem do governo e da cidade, a coleta seletiva exige um exercício de cidadania, no qual os cidadãos assumem um papel ativo em relação à administração da cidade. Além das possibilidades de aproximação entre o poder público e a população, a coleta seletiva pode estimular a organização da sociedade civil.

Qual a disposição final do lixo no Brasil? 
76% - Céu Aberto
13% - Aterro Controlado
10% - Aterro Sanitário
1% - Usina de Compostagem


Curiosidades


Nas ruas da cidade de São Paulo existem mais de 25 mil catadores de lixo reciclável. É um trabalho de "formiguinhas" que merece ser valorizado. Cada brasileiro que viva até 70 anos de idade vai produzir 25 toneladas de detritos.

O Brasil produz cerca de 220 mil toneladas de lixo por dia. Menos de 5% do lixo urbano é reciclado. O lixo causa enchentes entupindo bueiros e diminuindo a vazão de água. É um dos maiores problemas da sociedade moderna. É uma bomba-relógio. Calcula-se que 30% do lixo brasileiro fique espalhado pelas ruas das grandes cidades. Para a fabricação de uma tonelada de papel são consumidas 17 árvores. Com 40 kg de papel velho se evita o corte de uma árvore.

Se 1 milhão de pessoas usarem o verso do papel para escrever e desenhar, a cada mês será preservada uma área de floresta equivalente a 18 campos de futebol. A reciclagem de uma única latinha de alumínio economiza energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado durante três horas.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Nem Barcelona, nem Real Madrid


Nosso ex-Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, gostava muito de utilizar o futebol como uma forma de explicar certas situações durante suas falas. Permitam-me que eu faça o mesmo, só que em relação ao tema que tenho me debruçado ultimamente: Gestão.

Na atual Eurocopa, tivemos duas semi-finais onde os favoritíssimos eram, em uma delas o imbatível time do Barcelona, contra o Chelsea e em outra o time de maior valor de mercado, o Real Madrid, contra o Bayern de Munique. Costumo ouvir rádio quando me desloco de carro e ouvia todos os comentaristas esportivos dizendo que não havia dúvida quanto aos clubes que estariam na final: Barcelona e Real Madrid. Pelo histórico de ambos e pela forma como jogam. Diziam: "São imbatíveis e na Europa, atualmente, não existem equipes melhores".

Surpreendentemente, o Barcelona, que para alguns é "o melhor time do mundo", perdeu a primeira partida na Inglaterra e não passou de um empate na Espanha, sendo que o melhor jogador do mundo perdeu até uma penalidade máxima e o Real Madri foi para a decisão da vaga nos pênaltis e o jogador mais caro do mundo perdeu a sua cobrança. A final da Eurocopa será entre Chelsea e Bayern. Ponto final. Qual será o campeão? Tanto faz.

Fazendo uma análise dessa inusitada situação, que lições podemos tirar para o mundo corporativo? Vou colocar algumas frases que podem definir bem esse momento:

1º) Nunca despreze seus concorrentes;
Em um mercado concorrencial, não pense que o fato de ser reconhecido como de excelência lhe garantirá o mercado de sempre, tão pouco que ainda poderá tirar-lhes mais fatias do mercado. O jogo não está ganho antes jogá-lo.

2º) Estude seus concorrentes profundamente;
É fundamental conhecer as práticas empresariais do concorrente para poder avaliar como se comportar diante das possíveis atitudes que vierem a ser tomadas por eles. Procure conhecer cada parte de seu concorrente para estar pronto caso ele, abruptamente, mude a forma de concorrer no mercado e você esteja pronto para criar as barreiras nnecessárias. Em um jogo com um adversário difícil, muitas vezes a equipe muda a forma de jogar para garantir o resultado naquele momento.

3º) Não duvide da sua capacidade mas não se fie apenas nela;
Sempre devemos acreditar que somos capazes de fazer ou conseguir algo, mas não podemos nos limitar a capacidade instalada. Devemos ampliar nossos conhecimentos para que possamos ampliar nossa capacidade. Muitas organizações tem a certeza que já detém todo o conhecimento necessário para se manterem no topo e é essa certeza que pode levar a organização ao insucesso. Temos que estar prontos para promover mudanças rápidas ou drásticas e só adquirindo, constantemente, novos conhecimentos seremos capazes de fazê-lo. Não é porque o time é favoritoo que ele vai, simplesmente, comandar o jogo.

4º) Não se afobe diante das dificuldades;
Muitas vezes encontramos dificuldades no nosso dia-a-dia. Devemos estar preparados para situações como essas, sempre. Muitos falam em ser resilientes. Aguentarem as adversidades. Conhecendo nossas habilidades e todas as capacidades do adversário, somos capazes de identificar caminhos alternativos.

5º) Não acredite que tudo será muito fácil pelo passado vivido;
Cada vez mais, a concorrência é maior. Só olhando para o futuro, agregando novos conhecimentos e valores é que estaremos preparados para sobrevivermos em longo prazo. Campeonatos anteriores não garantem novos campeonatos.

6º) Se prepare para as adversidades que, certamente, virão;
Se estivermos preparados, conseguiremos ultrapassar mais facilmente as dificuldades. Isso é possível com desenvolvimento constante, introdução de novas tecnologias, qualificação profissional ininterrupta e a certeza da necessidade de mudança, o tempo todo. Temos que estar ppreparados para atuarmos fora das condições ideais que projetos. Quantos bons times perdem seus jogos pois o jogaram em campos ruins e não estavam preparados para isso?

7º) Se invente a cada dia;
Sob uma forte liderança, seremos capazes de introduzir uma cultura de mudança e preparação para evitarmos situações adversas. A liderança é o exemplo para que todos se reposicionem e entendam que não existe o sucesso para sempre, e é ela que deve deixar claro que o sucesso se dará por conta de um trabalho em equipe. Empoderada para tomar as decisões alinhadas aos objetivos organizacionais. Que essa liderança faça tudo com transparência e participação. É importante lembrar não podemos basear toda a atividade da organização em apenas uma pessoa. Só o craque, o "capitão" do time, nem sempre resolve o jogo.

Muito mais pode ser dito em relação a gestão organizacional, fazendo comparação com esse evento de futebol, mas me limito a essas poucas observações.

Quer o sucesso? Não pare de se desenvolver. Nunca!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Recomendação de Cursos no Japão


Recomendo a participação em cursos promovidos pela AOTS Alumni do Rio de Janeiro e a The Association for Overseas Technical Scholarship - AOTS do Japão.

Quatro deles estão com inscrições abertas e parte dos custos são subsidiados pelo governo japonês, de forma que o investimento para participação é bastante reduzido.

Os treinamentos disponíveis são: The Training Course on Solving Human & Organizational Problems [SHOP] (de 23 de maio a 12 de junho de 2012), The Practical Improvement Program for Factories [PIPF] (de 11 a 22 de junho de 2012), The Program for Quality Management Promotion [PQMP] (de 14 de junho a 04 de julho de 2012), e The Executive Program on Corporate Management [EPCM] (de 23 de julho a 03 de agosto de 2012).

Devido ao número limitadíssimo de vagas, sugiro aos interessados que façam sua inscrição com rapidez. Informações adicionais podem ser obtidas em http://aotsrio.blogspot.com e http://treinamentoaots.blogspot.com ou pelo e-mail aotsrio@ymail.com .

Esses treinamentos eu recomendo!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A dica de hoje é sobre economia de energia elétrica através da utilização de lâmpadas.

Já sabemos que as lâmpadas incandescentes, que ainda são as mais utilizadas nas residências, por serem mais baratas, consomem muita energia. O que muitos não sabem é que essas lâmpadas tem uma vida útil muito curta e quando comparamos seu consumo, custo e duração, com outras lâmpadas mais caras, chegamos à conclusão que não vale à pena tê-las em casa. Vale mais gastarmos um pouco mais na hora da compra da lâmpada, que depois vai economizar mais energia e vai durar muito mais.

Dê uma olhada no quadro comparativo abaixo e sinta a diferença. Como se pode ver as lâmpadas mais eficientes são mais caras, mas duram muito mais. As fluorescentes compactas acabam custando apenas quase 1/5 das incandescentes, quando levamos em conta todos os fatores simultaneamente. Pagam o investimento em menos de três meses de conta de energia elétrica, pois economizam quase 70% de energia. Ao comprar uma lâmpada fluorescente compacta verifique a comparação que sempre vem na embalagem. Na minha opinião, vale à pena pagar mais na hora da compra e economizar muito mais depois ao longo da utilização dela.


Lâmpadas mais usadas em Residências
Formatos mais comuns
Eficiência
(Lumen por Watt)
Vida Útil
(em mil horas)
Preço Médio
(em R$)
Incandescentes
12
1
1,20 a 5,00
Halógenas
20
2 a 5
2,30 a 22,00
Fluorescentes
60 a 100
7 a 10
3,50 a 11,00
Fluorescentes Compactas
60
3 a 10
7,50 a 21,00
LED´s
60 a 80
20 a 50
90,00 a 160,00

As lâmpadas LED´s, que são bem mais caras, compensam a longo prazo, pois tem uma vida útil muito maior e maior eficiência, o que irá gerar maior economia. Valem quando dispomos de um pouco mais de recursos. Apesar de ainda serem novidade para muitos, já existem modelos dessas lâmpadas em formato de bulbo (para os que são tradicionais) e com o mesmo soquete de rosca da lâmpada incandescente, o que permitirá instalação sem mudança de acessórios.

Complementando a dica de hoje, lembre-se que todos os aparelhos eletrônicos que ficam em "stand by" estão consumindo energia à toa. Quando não estiver usando-os, desligue-os da tomada ou utilize filtros de linha ou outros dispositivos com interruptores para ligá-los somente na hora de uso. Não use esses aparelhos como meros relógios (DVD Player, Micro-Ondas, Aparelhos de som, etc).

Bom uso dessa dica! Até a próxima!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Como Organizar a Semana

Você tem dificuldade de organizar a sua agenda da semana, diante de tantas atividades que surgem o tempo todo? Se isso acontece com você (e com tantas outras pessoas), siga essa dica simples que compartilho em seguida.

Escolha uma agenda
É impossível administrar o seu tempo com base na memória

Planeje a semana para ganhar tempo
Primeiro olhe para seus objetivos, veja o que você consegue realmente fazer na semana

Conscientize seu ambiente de trabalho
Produtividade é algo que começa dentro de você, com a sua pró-atividade em ações diárias

No domingo, bem antes da hora de dormir, olhe a sua agenda da semana e pense em tudo o que precisa fazer. Depois pense nas suas reuniões e antecipe possíveis problemas. Agora adicione as atividades cotidianas que deve fazer. Não esqueça das urgências

Reserve um tempo para o imprevisto
Deixe de duas a três horas não planejadas para eventuais urgências

Reduzir tarefas grandes ou complexas
Divida a tarefa grande em sub-tarefas

Evite ultrapassar 3 horas de duração para atividades menores e mantenha essas tarefas bem específicas e detalhadas. Se precisar, anote o que deve ser feito como um compromisso em sua agenda. Em geral, isso ajuda a ter maior comprometimento com a tarefa.

Como agenda é possível ser utilizada aquelas de papel que carregamos para todos os lados (médias e as de bolso), as de mesa (essas são mais estáticas), no seu laptop (inconveniente de ter que ligar seu equipamento), celulares (hoje em dia vários tem agenda) e palmtops (muito práticos).

Fonte: http://www.hsm.com.br (31/05/2011)

terça-feira, 21 de junho de 2011

5 "S" - A Base para a Qualidade Total

Muitas organizações desejam iniciar programas de melhoria da qualidade em seus ambientes de trabalho mas não sabem como fazer. Imaginam que para implementar tais programas terão muitas dificuldades e terão um custo elevado, muitas vezes, difícil de ser arcados. Em parte, estão com razão. 
A minha dica é que comecem por uma atividade, que muitos consideram como sendo um programa, que serve como base para um real programa de Gestão pela Qualidade, mais amplo e mais efetivo para o crescimento da organização. Comecem pelos 5 "S".


Porque começar pelos 5 "S" ? Primeiro por ser uma atividade de fácil desenvolvimento e de pouco investimento financeiro por parte das empresas. Depois, por ser de fácil entendimento por todas as pessoas, assim, de fácil aplicação em todas as áreas.
Ao fazer com que todas as pessoas da organização, de todos os níveis hierárquicos ou de formação, participem, rapidamente é percebido que todos são capazes de promover as transformações necessárias dentro da empresa, reforçando a auto-estima individual e coletiva, criando as condições para que outras práticas, mais complexas venham a ser implementadas no futuro.
Mas, afinal de contas, o que é o 5 "S" ? A origem está no Japão. São ações praticadas no dia-a-dia das pessoas naquele país. Muitas empresas não desenvolvem, formalmente ou oficialmente, esse tipo de atividade no seu ambiente de trabalho principalmente pelo fato dessas práticas serem exercitadas pelos funcionários em suas próprias casas.


Os 5 "S" são o anagrama de um conjunto de cinco palavras que começam com a letra "S":
SEIRI, SEITON, SEISOO, SEIKETSU e SHITSUKE. No Brasil, para ajustar a tradução e continuar com cinco palavras começando por "S", foram criados os Cinco Sensos, cujas apresentações mais comuns são: Senso de Seleção/Utilização, Senso Organização/Ordenação, Senso de Limpeza, Senso de Consevação/Higiene e Senso da Auto-Disciplina.


Senso de Seleção/Utilização
Refere-se à prática de verificar todas as ferramentas, materiais, etc. na área de trabalho e manter somente os itens essenciais para o trabalho que está sendo realizado. Tudo o mais é guardado ou descartado.  Este processo conduz a uma diminuição dos obstáculos à produtividade do trabalho. Vale, também, para arquivos e pastas de computadores.


 Senso de Organização/Ordenação
Enfoca a necessidade de um espaço organizado. A organização, neste sentido, refere-se à disposição das ferramentas e equipamentos em uma ordem que permita o fluxo do trabalho. Ferramentas e equipamentos deverão ser deixados nos lugares onde serão posteriormente usados. O processo deve ser feito de forma a eliminar os movimentos desnecessários.



 Senso de Limpeza.
Designa a necessidade de manter o mais limpo possível o espaço de trabalho. A limpeza, nas empresas japonesas, é uma atividade diária. Ao fim de cada dia de trabalho, o ambiente é limpo e tudo é recolocado em seus lugares, tornando fácil saber o que vai aonde, e saber onde está aquilo o que é essencial. O foco deste procedimento é lembrar que a limpeza deve ser parte do trabalho diário, e não uma mera atividade ocasional quando os objetos estão muito desordenados. Além disso deve-se reforçar que mais importante do que limpar é não deixar sujar.




 Senso de Conservação/Higiene
Em Japones, Seiketsu traduz-se por higiene, no sentido filosofico de "higienismo", ou seja, no sentido do cuidade da higiene prôpria em todos os niveis, diferenciando-se, assim, de Seiso. Muitos tem confundido este senso com normalização,mas normalização é um conceito que pertence ao modelo qualidade, em especial de ISO e outras certificações. Estes modelos de normalização são posteriores ao Programa 5 S. Por isso, o 5 S é considerado o primórdio dos Programas de Qualidade. Alguns especialistas consideram esse senso como sendo o relacionado a conservação das práticas exercitadas nos três primeiros sensos; conservar o que foi feito nas etapas anteriores.

Senso de autodisciplina
Refere-se à manutenção e revisão dos padrões. Uma vez que os 4 Ss anteriores tenham sido estabelecidos, transformam-se numa nova maneira de trabalhar, não permitindo um regresso às antigas práticas. Entretanto, quando surge uma nova melhoria, ou uma nova ferramenta de trabalho, ou a decisão de implantação de novas práticas, pode ser aconselhável a revisão dos quatro princípios anteriores. Caso na definição do senso anterior tenha sido considerado como o de conservação, nesse senso consideraremos apenas como sendo o de se ter disciplina para continuar mantendo e apprimorando todo o processo.

Caso ainda desejem receber mais informações sobre a implantação dos 5 "S" em suas organizações, não hesitem em fazer contado: prof_marcelo_pereira@yahoo.com.br

Até a próxima!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

VIVA MAIS !!!!!!!!!

O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos.

Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio.... você começará a perder a noção do tempo.
Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea.

Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol.
Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar:

Nosso cérebro é extremamente otimizado. Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho.
Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia.
Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade.
Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo. 

É quando você se sente mais vivo.

Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e 'apagando' as experiências duplicadas. 

Se você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez mais rapidamente.

Quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa atenção parece ser requisitada ao máximo.
Então, um dia dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao mesmo tempo.

Como acontece?
Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente); O cérebro já sabe qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa , no lugar de repetir realmente a experiência).
Ou seja, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa são apagados de sua noção de passagem do tempo.

Quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida.

Conforme envelhecemos as coisas começam a se repetir - as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações, -.... enfim... as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo. Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década. Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a...

ROTINA

A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos. 

Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo: M & M(Mude e Marque).

Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros com fotos. Aprenda uma nova língua, ou um novo instrumento.

Mude de paisagem, tire férias com a família (sugiro que você tire férias sempre e, preferencialmente, para um lugar quente, um ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas.

Tenha filhos ou animais de estimação (eles destroem a rotina). Sempre faça festas de aniversário e para você (marcando o evento e diferenciando o dia).

Use e abuse dos rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais.

Faça festas de noivado, casamento, 15 anos, bodas disso ou daquilo, bota-foras, participe do aniversário de formatura de sua turma, visite parentes distantes, entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo, deixe a barba, tire a barba, compre enfeites diferentes no Natal, vá a shows, cozinhe uma receita nova, tirada de um livro novo.

Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor, faça diferente.
Beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes.
Vá a mercados diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes.

Seja Diferente!

Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu marido, esposa ou amigos para outras cidades ou países, veja outras culturas, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos.... em outras palavras...
V-I-V-A. !!!

Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo.

E se tiver a sorte de estar casado(a) com alguém disposto(a) a viver e buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais interessante e muito mais v-i-v-o... do que a maioria dos livros da vida que existem por aí.

Cerque-se de amigos.

Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes e que gostam de comidas diferentes.

Enfim, acho que você já entendeu o recado,não é?

Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade, emoção, rituais e vida.

ESCREVA em TAmaNhos diFeRenTes e em CorES difErEntEs!

CRIE, RECORTE, PINTE, RASGUE, MOLHE, DOBRE, PICOTE, INVENTE, REINVENTE...

V I V A !!!