terça-feira, 24 de setembro de 2013

sábado, 14 de setembro de 2013

Publicada Aula 1 de TGA

Já está publicada a Aula 1 de TGA, da mais nova seção do "Dicas do Prof. Marcelo Pereira".

Consulte na seção constante na aba lateral desta página: Administração & Gestão.

São 15 "slides" com o conteúdo inicial da matéria. Boa consulta!

Administração & Gestão

A mais nova seção incluída no nosso "blog" é a denominada "Administração & Gestão".

Nesta parte, trataremos de temas relacionados às teorias gerais de administração e gestão, importantes para as organizações brasileiras.

Não deixe de consultar!

Novas Informações no blog "DICAS"

Periodicamente estamos atualizando o "blog" "Dicas do Prof. Marcelo Pereira" com informações relevantes para todos os leitores.

Todas as publicações destes temas relevantes, estão separados por seções, colocadas na "aba" lateral da esquerda deste "blog".

Não deixe de fazer a sua consulta. Envie, também, suas sugestões sobre temas a serem abordados.

Vamos democratizar o conhecimento!

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Novos Concursos Públicos - Banco Central, Marinha, INSS e ANCINE - Poucos dias para inscrições!!!!

Estão abertas as inscrições para diversos concursos públicos. No mês de setembro teremos inscrições para o Banco Central, Marinha, INSS e ANCINE, mas corram, pois faltam poucos dias para o término das inscrições.
Verifique os detalhes para cada concurso na seção de "Concursos & Empregos" deste "blog" e não deixe de confirmar e verificar as informações oficiais nas páginas das instituições.
Bom concurso!

sábado, 31 de agosto de 2013

Sobre qual assunto você quer saber?


Para fazer questionamentos ao Prof. Marcelo Pereira, utilize o formulário que está na parte da esquerda deste "blog".

Envie suas perguntas e terei o maior prazer em responder.


terça-feira, 18 de junho de 2013

Blog "Dicas" é atualizado!

Como forma de manter atualizado o nosso blog "Dicas do Prof. Marcelo Pereira", procedemos a mudança do formato, para que as informações fiquem mais facilmente disponíveis para todos os que consultarem este espaço.

Daqui para frente, faremos as publicações das dicas na aba "Postagens Gerais", mas ao mesmo tempo disponibilizaremos o conteúdo da dica em abas específicas. Por exemplo, se desejar consultar informações sobre o Programa dos 5 "S" é só ir na aba "Técnicas e Programas de Qualidade" e lá estará, entre outras dicas, aquela sobre os 5 "S".

Outra aba que estamos inaugurando é a "Temas Propostos pelos Leitores", onde qualquer pessoa poderá sugerir um tema, que depois será abordado pelo Prof. Marcelo. Todas as contribuições serão muito bem aceitas. O que desejamos é compartilhar a maior quantidade de conhecimento possível entre todas as pessoas.

Não deixe de participar desta iniciativa de compartilhamento, onde podemos ampliar os conhecimentos das pessoas para a sua vida pessoal e profissional.

Conto com todos!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Concurso para o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)


O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda, fará um novo concurso público. Serão oferecidas 360 (trezentas e sessenta vagas), sendo 213 (duzentas e treze) para o cargo de analista (nível superior) e 147 (cento e quarenta e sete) para o cargo de técnico (nível médio), além de formação de cadastro de reserva para ambos os cargos. A organizadora será o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/UnB).

As provas serão realizadas em vinte e duas capitais, em diversas áreas de conhecimento, que serão divulgadas, assim como a data de realização das provas, no edital de abertura do concurso, previsto para janeiro de 2013.

A última seleção, também conduzida pelo Cespe/UnB, ocorreu em 2010, com 38 (trinta e oito) vagas disponíveis e formação de cadastro de reserva para o cargo de Analista. Para o cargo de Técnico, houve somente formação de cadastro de reserva.


Remuneração e benefícios

Os candidatos que vierem a ser admitidos farão jus à remuneração inicial que estiver vigorando à época das respectivas admissões. Atualmente, o cargo de técnico (nível médio) com 40 horas semanais recebe R$ 2.034,01, com uma gratificação de R$ 305,10. Já o cargo de Analista (nível superior), para uma carga de 20 horas, recebe 2.262,57, com uma gratificação de R$ 339,38; os analistas com carga de 30 ou 40 horas semanais recebem R$ 4.525,13 e gratificação de R$ 678,77.

Além disso, recebem auxílio alimentação e a possibilidade de outros benefícios, como auxílio creche, auxílio transporte, auxílio a filho com deficiência, plano de saúde, plano odontológico e plano de previdência complementar. O contrato individual de trabalho com o Serpro é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Informações adicionais podem ser obtidas no Portal do SERPRO.

Fonte: Yahoo Educação

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Feliz Nova Mentalidade em 2013

Prezados amigos;

É muito comum desejarmos feliz ano novo na virada do ano, quase que de uma forma automática. Certamente todos desejam isso de verdade. Mas, em geral, desejamos e deixamos que o destino faça a sua parte. Não apresentamos nenhuma proposta para que o ano novo seja realmente novo.

Assim, decidi que esse ano vou desejar FELIZ ANO NOVO para todos, mas com uma proposta de renovação e preservação. Renovação das nossas práticas e condutas e preservação, por conta dessas novas práticas, do meio ambiente.

O que eu quero propor é o seguinte: Que janeiro de 2013 seja o início não apenas de um novo ano, mas, sim, de uma nova forma de enxergar a nossa conduta na Terra, nosso comportamento em relação as riquezas e reservas existentes em nosso planeta. Uma nova mentalidade.

Nós, seres humanos, por questão de uma educação voltada para o consumo, entendemos que o melhor para todo mundo é consumir muito. Isso gera empregos, que deverão produzir os produtos que iremos consumir, traz riquezas para as pessoas e para as nações. Em parte isso é verdade. Mas se continuarmos a fazer isso sem nenhum tipo de compensação com o ambiente, logo iremos exaurir as riquezas do nosso planeta e as gerações futuras não terão a mesma qualidade de vida que nós estamos tendo.

No meu ponto de vista, a existência humana está baseada em dois fatores preponderantes.  Geração de energia e utilização dos recursos naturais. Energia e meio ambiente. Como fazer um "alongamento" da nossa capacidade de continuar gerando energia e consumindo recursos naturais e garantir o abastecimento de recursos para gerações futuras? Aí é que entra a minha proposta de Feliz Mentalidade Nova em 2013!!!

Claro que sempre existirão outras propostas tão ou mais importantes que a minha, entretanto, o que realmente trará a possibilidade de esperanças em um futuro com qualidade para as novas gerações será a união de todas essas propostas. Agora quero fazer a minha.

Como eu disse, o mundo depende, inexoravelmente, de energia. Tudo o que fazemos pressupõe a utilização de energia. Imagine fazer o pão nosso de cada dia. O nosso pãozinho vai, em geral, para um forno elétrico e depois de um tempo, vira o pãozinho que usamos no café da manhã e em outras refeições. A roupa que vestimos tem o tecido cortado por máquinas movidas a eletricidade, costuradas em máquinas a eletricidade. Depois despachadas em caminhões ou carros, produzidos por máquinas, essencialmente, movidas a eletricidade. E o combustível? Processado em refinarias que necessitam de grande quantidade de energia para funcionamento, mas utilizando recursos extraídos da natureza. E por aí vai.

Em uma de minhas publicações anteriores falei dos 3 R´s (reduzir, reutilizar, reciclar), que é o ponto de partida, para mim, dessa nova mentalidade. Se eu digo que energia é ponto fundamental no modelo de economia que temos, preservar energia é, então, fundamental. Mas não é, simplesmente gastar menos energia (reduzir) é também aproveitar a energia latente existente nos resíduos (reciclar) e reutilizá-la.

Então, o que devemos fazer é, basicamente, o seguinte: estimular muito mais a reciclagem de matérias primas, de forma que sejam aproveitados, no máximo possível, os recursos embutidos nesse material atualmente descartado. Muito do que hoje é encaminhado para "lixões" poderia ser integralmente reciclado, se tivéssemos ações de amplo espectro, voltadas para a reciclagem. Sabemos que o Brasil é um dos maiores, senão o maior reciclador de alumínio oriundo de latas de refrigerantes, cervejas e outros tipos de bebidas. Muitos dizem que isso acontece por ainda sermos um país muito pobre e as pessoas precisarem reciclar as "latinhas" para poder obter algum tipo de recurso para sobreviverem. Independentemente do motivo, a economia de energia é muito grande quando reciclamos as tais das "latinhas". Para quem não sabe, alumínio é, basicamente, bauxita e energia.

Utilizando a famosa frase "Pensar Global, Agir Local", a nova mentalidade pressupõe benefícios para toda a humanidade, mas que dependem de ações específicas e pontuais. De cada um de nós.

Vejo nesse movimento de Nova Mentalidade grupo de pessoas, condomínios, entidades, bairros ou comunidades totalmente envolvidas no papel de preservar a energia importante para todos nós e fazer com que os recursos a serem reciclados sejam responsabilidade de todos, isto é, todos participam e todos são beneficiados.

Como exemplo, posso citar iniciativas na Inglaterra onde as pessoas, que fazem parte dos grupos descritos acima, se responsabilizam pela adequada disponibilização dos resíduos por elas produzidos e o Estado disponibiliza os espaços adequados. É óbvio que o Estado, deve fazer a sua cota, oferecendo possibilidades para a reciclagem, não apenas da forma que é feita hoje em dia, com algumas "lixeirinhas" específicas. Devem existir amplos locais, de fácil acesso a população, que irá disponibilizar seus resíduos em lugares adequados e que o resultado da reciclagem seja claramente demonstrado e os benefícios repartidos com toda a sociedade, pelo menos com aquela que mais precisa.

Como poderemos fazer com que isso aconteça? Ainda como parte dessa Nova Mentalidade, cada um de nós deve exigir de seus governantes, conselheiros comunitários, administradores regionais, diretores de associações e síndicos que se unam, em rede, de forma que todos juntos se responsabilizem pelo recolhimento dos resíduos que serão reciclados. Hoje em dia já existe fábrica de reciclagem de lixo, temos reciclagem de plástico, de alumínio, de papel e de tantos outros elementos, mas, em geral, o custo para a recolocação no mercado de produtos reciclados ainda é muito alto. Isso é motivo para muitas pessoas optarem pelos produtos originais, não reciclados, que acabam tendo um custo menor. Mas isso acontece porque não temos volume de produção para transformar o produto reciclado comercialmente atrativo. Se a rede funcionar adequadamente, teremos volume de produção tal que permitirá custos operacionais suportáveis e aceitáveis pelo mercado consumidor.

Assim, minha proposta para o ano novo é criar condições para que todos possam alongar a existência dos recursos naturais existentes, reutilizando os materiais existentes, preservando energia e criando a possibilidade de melhoria da qualidade de vida de gerações futuras. Isso é para os nosso filhos, netos, etc, etc...

Se alguém desejar discutir mais sobre esse assunto comigo, escreva para prof_marcelo_pereira@yahoo.com.br e terei o maior prazer em desdobrar mais sobre o assunto.

FELIZ ANO NOVO. Com NOVA MENTALIDADE. FELIZ 2013!


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Série "Reuniões mais Produtivas" - A Matriz GUT

Dando continuidade a série denominada "Reuniões mais Produtivas" e complementando a postagem do dia 21/02/2011 sobre Técnicas de Seleção e Priorização de Problemas e/ou Sugestões, explicarei como funciona a técnica de utilização da "Matriz GUT".

GUT é uma sigla que representa as iniciais de três palavras: Gravidade, Urgência e Tendência.

Diferentemente da Técnica de Grupo, onde os assuntos a serem priorizados são todos de características semelhantes, na Matriz GUT (ver postagem do dia 21/02/2012), cada assunto a ser tratado tem uma característica própria no que tange aos elementos que o  fazem ser graves, urgentes ou terem alguma tendência específica.

Para iniciarmos o processo de priorização, devemos formar um grupo com pessoas que conheçam, efetivamente, sobre os itens que estão em discussão para a priorização. Todos devem compreender, claramente, como cada um desse itens se comporta, é impactado ou causa impacto.

Em seguida, após serem elencados os itens que vão para a discussão da priorização, montamos uma tabela e relacionamos os itens a serem priorizados (em geral, esses itens surgem após uma discussão de "brainstorming" ou através de outra ferramenta para elencar informações), como mostrado na tabela em seguida:

Item
Gravidade
Urgência
Tendência
Pontuação
Prioridade
Item A





Item B





Item C





Item D





Item E





..........





Item N






Cada item analisado pelo grupo deverá receber uma pontuação para cada um dos elementos considerados: Gravidade, Urgência e Tendência. A pontuação será dada de forma consensual, isto é, todo o grupo que está discutindo a priorização dos itens chegará a um valor que é consenso entre todos. Assim, todo o grupo pontuará gravidade para o item A, urgência para o item A e tendência para o item A. Depois fará a mesma coisa para o item B e assim sucessivamente, até pontuar todos os item a serem priorizados.

A pontuação deverá ser dada de acordo com as seguintes tabelas:

Gravidade
Considera-se grave tudo aquilo que afeta profundamente o resultado da organização. A sua avaliação decorre do nível de dano ou prejuízo que pode decorrer dessa avaliação.
Perguntas
Pontuação
O dano é extremamente importante?
5
O dano é muito importante?
4
O dano é importante?
3
O dano é razoavelmente importante?
2
O dano é pouco importante?
1

Urgência
Considera-se Urgência a pressão de tempo que a organização sofre ou sente para adequar a influência do fator considerado. A sua avaliação tem relação com o tempo que se dispõe para atacar a situação provocada pelo fator considerado e que é preciso para resolvê-la.
Perguntas
Pontuação
Tenho que tomar uma ação muito urgente?
5
Tenho que tomar uma ação urgente?
4
Tenho que tomar uma ação razoavelmente urgente?
3
Tenho que tomar uma ação sem urgência?
2
Posso aguardar: Não há pressa
1

Tendência
Considera-se tendência o padrão de desenvolvimento da situação, com base na influência do fator considerado. A sua avaliação decorre de estimativa de como a situação se comportará, não sendo aplicado esforço e/ou recursos no fator considerado.
Perguntas
Pontuação
Se mantiver a mesma forma e intensidade de atuação, a situação vai piorar (crescer) muito?
5
Se mantiver a mesma forma e intensidade de atuação, a situação vai piorar (crescer)?
4
Se mantiver a mesma forma e intensidade de atuação, a situação vai permanecer como já está?
3
Se mantiver a mesma forma e intensidade de atuação, a situação vai melhorar (desaparecer)?
2
Se mantiver a mesma forma e intensidade de atuação, a situação vai melhorar (desaparecer) completamente?
1

Após efetuada a pontuação de forma consensual, a tabela ficará montada, como exemplo, da seguinte forma:

Item
Gravidade
Urgência
Tendência
Pontuação
Prioridade
Item A
5
4
3
60

Item B
4
4
4
64

Item C
5
5
2
50

Item D
3
4
4
48

Item E
5
5
5
125

..........
..........
..........
..........
.........

Item N
4
2
2
16


O resultado da pontuação é a multiplicação dos três elementos pontuados para cada item, isto é, GxUxT.

Finalmente, após obtidos os pontos de todos os itens, é só estabelecer a prioridade, como no exemplo em seguida:

Item
Gravidade
Urgência
Tendência
Pontuação
Prioridade
Item A
5
4
3
60
Item B
4
4
4
64
Item C
5
5
2
50
Item D
3
4
4
48
Item E
5
5
5
125
..........
.....
.....
.....
.....
.....
Item N
4
2
2
16

No caso de algum item empatar na multiplicação, um critério de desempate pode ser a soma dos valores (usar este artifício apenas nesta situação). Se ainda assim permanecer o empate, o desempate deverá ser feito por escolha simples da maioria.

Gostaria de deixar claro, também, que alguns outros profissionais apresentam a aplicação da Matriz GUT um pouco diferentemente do aqui apresentado, mas reforço que essa "dica" aqui apresentada é uma compilação do que é praticado pela maioria dos especialistas da área de gestão.

Caso alguém tenha dúvida e desejar mais informações, escreva para prof_marcelo_pereira@yahoo.com.br e terei o maior prazer em auxiliar.







segunda-feira, 30 de julho de 2012

O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização- GESPÚBLICA e a Carta de Serviços


Objetivo da Administração Pública Brasileira: Viabilizar o ideal político nacional de Estado Democrático de Direito estabelecido na Constituição Federal

Desafio da Administração Pública Brasileira:
Aprofundar os princípios democráticos da Constituição Federal de 1998
Ampliar a governança e a governabilidade do Estado Nacional no contexto de globalização

Gestão Pública Democrática voltada para resultados: bases do modelo

Fundamentos Constitucionais do Estado Brasileiro
  • Estado Democrático de Direito 
  • Princípio da Soberania Popular: art 1º, parágrafo único 
  • Princípio da Separação dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário (art. 2º) 
  • Princípios da Administração Pública 
  • Objetivos Fundamentais da República Federativa do Brasil – CF, art. 3º 
Fundamentos Constitucionais da Administração Pública
  • Prevalência dos Direitos individuais e sociais 
  • Autonomia dos entes federados 
  • Separação e harmonia entre os Poderes 
  • Descentralização federativa 
  • Cooperação estado-sociedade (redes) 
  • Controle Social 
  • Direcionada para resultados 
Plano Constitucional: opção política em favor da democracia e de uma sociedade plural, justa, livre e solidária

Requer:
  • Estado aberto aos cidadãos (participação) 
  • Burocracia forte e profissional, mas sujeita à regulação política dos cidadãos 
  • Estado soberano e legitimado, capaz de promover a concertação interna e externa e regular as forças políticas em favor do equilíbrio 
Realidade jurídico-administrativa
  • Administração autocentrada, com traços burocráticos e patrimonialistas 
  • Ordenamento jurídico obsoleto, fragmentado e inadequado 
  • Cultura de desconfiança na discricionariedade do administrador 
  • Foco no controle do ato/processo e não no resultado 
  • Falta de tecnologias gerenciais p/ novos desafios (área social, infraestrutura...) 
Modelo de gestão pública
  • Democrático 
  • Aberto ao Controle Social 
  • Transparente 
  • Voltado para Resultados 
Maior capacidade de governança / Novas bases de governabilidade

Relações de confiança entre estado, mercado e sociedade

A gestão pública democrática, voltada para resultados requer:
1 - Superação do modelo autocentrado de administração pública
É fundamental assegurar compromisso em relação às demandas da sociedade e abrir canais à participação social por meio da transparência, da ampliação dos espaços de controle social, da discussão pública e da implementação colaborativa das políticas públicas.
2 – Defesa dos Direitos dos Usuários dos Serviços Públicos

Promover um amplo debate nacional sobre os direitos dos cidadãos em relação aos serviços públicos e os mecanismos de defesa desses direitos
  • Política de Atendimento ao Cidadão 
  • Carta de Serviços 
Fatores estratégicos para a Gestão Pública Democrática, voltada para resultados:

Modelos jurídico-institucionais - Modelo de governança pública



PROGRAMA NACIONAL DE GESTÃO PÚBLICA E DESBUROCRATIZAÇÃO - GESPUBLICA
  • Melhorar a Qualidade do Atendimento aos Cidadãos e às suas Instituições 
  • Conceder maior Eficiência à Ação Pública 
  • Contribuir para a Consolidação do Regime Democrático, por meio da Ampliação da Participação e Controle Social da Ação Governamental 

O QUE É A CARTA DE SERVIÇOS
A Carta de Serviços é um documento elaborado por uma organização pública que visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados por ela, como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos e padrões de atendimento estabelecidos.

A sua prática implica para a organização um processo de transformação sustentada em princípios fundamentais – participação e comprometimento, informação e transparência, aprendizagem e participação do cidadão.

Esses princípios têm como premissas o foco no cidadão, participação de todas as pessoas que integram a organização e a indução do controle social.
  • Participação e Comprometimento de todas as pessoas que integram a organização 
  • Informação e Transparência - A organização deve colocar à disposição do cidadão todas as informações relacionadas aos serviços por ela prestados 
  • Aprendizagem - O aprendizado deve ser internalizado por todos os atores da organização, tornando-se parte do trabalho diário em qualquer atividade, seja na busca de inovações ou na motivação das pessoas pela própria satisfação de executarem suas atividades sempre da melhor maneira possível. 
  • Participação do Cidadão – Os direitos civis e sociais do cidadão, como liberdade de expressão, religião e movimentação, condições de saúde, educação, trabalho, condições de vida e de assistências em situações de risco social, estão assegurados na Constituição Federal de 1988. 

A Carta de Serviços tem por finalidade:
  • Melhorar a relação da Administração Pública com os cidadãos. 
  • Divulgar os serviços prestados pelas organizações públicas com os seus compromissos de atendimento para que sejam amplamente conhecidos pela sociedade. 
  • Fortalecer a confiança e a credibilidade da sociedade na administração pública quando esta percebe uma melhora contínua em sua eficiência e eficácia. 
  • Garantir o direito do cidadão para receber serviços em conformidade com as suas necessidades. 

BENEFÍCIOS DA CARTA DE SERVIÇOS:
  • Benefícios para o Cidadão - Conhecer os serviços e seus respectivos requisitos, antes de procurar a organização, é um dos benefícios que o cidadão obtém com a divulgação da Carta de Serviços. A organização deve evidenciar como pode ser útil ao cidadão e como facilitar a sua vida, indicando a forma que ele será tratado e como emitir sugestões para a melhoria dos serviços ou enviar reclamações. 
  • Benefícios para a Organização - Com a prática da elaboração da Carta de Serviços, a organização legitima a sua imagem perante a sociedade e restabelece a confiança dos cidadãos por meio de uma gestão transparente. 
  • Benefícios para a Sociedade - Maior credibilidade em relação à Administração Pública e maior visibilidade dos serviços públicos. 

Instituição da Carta de Serviços pelo Decreto nº 6.932, de 11 de agosto de 2009.
Dispõe sobre a simplificação do atendimento público prestado ao cidadão, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma em documentos produzidos no Brasil, institui a “Carta de Serviços ao Cidadão” e dá outras providências.
A Carta de Serviços serve como um instrumento que atende aos requisitos da Lei nº 12.527 de 18 de novembro de 2011 e ao Decreto nº 7.724 de 16 de maio de 2012 (Lei de Acesso a Informação e sua regulamentação).

A implementação de Carta de Serviços é uma prática de sucesso em diversas organizações públicas de vários países.

Se você ou sua organização desejar mais informações sobre a implementação da Carta de Serviço, consulte o sítio www.gespublica.gov.br ou não hesite em fazer contato: prof_marcelo_pereira@yahoo.com.br

 
Fonte: http://www.gespublica.gov.br  e palestra do Prof. Marcelo Pereira para a Secretaria de Administração da Presidencia da República em 27 de julho de 2012.