Desejo a todos Feliz Páscoa. Que o significado do renascimento presente nessa data especial esteja presente em todos os dias de nossas vidas, para que nos renovemos, sejamos melhores, mais justos e façamos os outros mais felizes. Esse é o espírito que devemos carregar conosco, não só hoje, mas em todos os dias de nossa vida!
sexta-feira, 3 de abril de 2015
domingo, 22 de março de 2015
Dia Mundial da Água
Hoje comemoramos o "Dia Mundial da Água", o recurso natural mais importante que existe em nosso planeta, por ser a razão da nossa existência. Devemos cuidar da água como um recurso finito e que impacta profundamente a nossa vida.
Em nosso país, sempre fomos brindados por uma grande quantidade de água, principalmente água "doce" (sem ser a do mar) que é fácil de ser tratada para potabilidade e para uso em geração de energia (nas centrais hidrelétricas). Ultimamente, entretanto, por conta da "falta" de chuvas (discutiremos essa situação em outra oportunidade) os reservatórios de água para abastecimento às principais cidades do país, bem como os reservatórios das usinas hidrelétricas estão em níveis muito baixos. Isso impacta na disponibilidade de água para consumo humano e no custo da energia elétrica.
A situação que hoje vivenciamos é fruto de uma série de problemas passados, que não é objeto do "post" de hoje, mas que cada um de nós pode contribuir para serem suplantados. Assim, gostaria de deixar algumas dicas para os nosso leitores (as quais eu mesmo pratico) e que são:
1) Tomando banho - Toda vez que vamos nos ensaboar, devemos desligar o chuveiro. Se o seu banho demora uns 20 minutos, com o chuveiro ligado você vai gastar aproximadamente 180 litros de água. Fachando o chuveiro, provavelmente, o volume de água cairá para menos de 60 litros por banho. Uma economia de 120 litros de água por banho, por pessoa em sua casa.
2) Homens fazendo sua barba - Desligue a torneira ao passar o creme e ao utilizar a lâmina. Aqui deve dar uma economia de uns 20 ou 30 litros de água.
3) Escovando os dentes - Vale a mesma lógica: desligar a água enquanto escova os dentes.
4) Lavagem de roupas - Use a maior capacidade de lavagem. Junte as roupas e use menos vezes a máquina de lavar. Se morar em casa, utilize a água descartada pela máquina para lavar quintal, áreas de serviço, calçadas, etc.
5) Lavagem de calçadas - Se utilizar a água de descarte da máquina, seu problema já está resolvido. Caso não faça, apenas use uma vassoura para varrer o chão. Só use água em uma necessidade especial. As pessoas que usam mangueira para lavar calçadas gastam, em média, quase uns 300 litros de água por lavagem. Um absurdo!
6) Piscinas - Tenho um amigo que tem piscina e ele cobre com uma proteção impermeável. Isso evita a evaporação de água e reduz a necessidade de reposição de água.
7) Lavagem de carros - Amplie os períodos entre as lavagens e caso precise retirar a poeira acumulada, um pano úmido com meio balde de água é o suficiente. Se for mandar lavar fora, use prestadores de serviço que tenham métodos mais sustentáveis de lavagem.
8) Acumulação de chuva - Muitos prédios e casas tem sistema de acumulação de água de chuvas. É uma água boa para uso em jardinagem, lavagem de áreas comuns e outros serviços correlatos. Estimule seu condomínio a utilização dessa técnica.
Se cada um de nós fizer uma pequena parte, teremos uma economia excepcional que preservará o recurso água por muito mais tempo. É uma questão de cultura e educação. Vamos fazer a nossa parte.
Outro tema relevante a ser discutido, o de preservação de energia, será fruto de uma postagem futura. Já pensaram na utilização de células foto-voltaicas para a geração de energia elétrica, nas suas casas e condomínios? Falamos sobre isso depois.
Vamos preservar á nossa água!!!
domingo, 8 de março de 2015
Oportunidades de Empregos através de Concursos
Retomamos a tarefa de divulgar oportunidades de empregos através de concursos.
Nesta semana informo que estão abertos concursos para o Ministério Público de São Paulo (Promotor de Justiça - consultas em www.mpsp.mp.br), Ministério Público do Trabalho (Procurador do Trabalho - consultas em www.mpt.gov.br/concursos), Polícia Civil do Distrito Federal (Médico-Legista, Papiloscopista e Delegado - consultas em http://inscricao.universa.org.br).
Boa sorte a todos!
domingo, 23 de novembro de 2014
Novas oportunidades de emprego através de concurso
Estão abertas as inscrições para o INMETRO, Ministério Público da União, Tribunal Regional Federal da 5ª Região e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Veja o quadro de oportunidades.
Não deixe de consultar os editais de cada concurso, para a confirmação de todas as informações aqui disponibilizadas.
As informações contidas nesta seção devem ser confirmadas nas páginas oficiais das instituições. Os dados aqui apresentados são meramente informativos e não tem caráter oficial.
segunda-feira, 20 de outubro de 2014
Oportunidade de Mestrado no Instituto Militar de Engenharia - IME - Até 31 de outubro de 2014
Conforme solicitação recebida da coordenação do curso de Mestrado em Sistemas e Computação do Instituto Militar de Engenharia, local onde cursei o meu mestrado, gostaria de divulgar a oportunidade do curso, com inscrições até 31 de outubro próximo.
Recomendo aos interessados, pelo conteúdo e quadro de docentes.
Boa sorte!
************************************************************************
PÓS-GRADUAÇÃO
MESTRADO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO
SEÇÃO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO
INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA
*************************************************************************
As inscrições para o Mestrado em Sistemas e Computação do IME, localizado na cidade do Rio de Janeiro, no bairro da Urca, destinadas a CIVIS e MILITARES DA RESERVA, estão abertas até o próximo dia 31 de outubro de 2014.
********** HÁ BOLSAS CAPES DISPONÍVEIS *******************
Informações gerais sobre o processo seletivo podem ser encontradas em:
http://www.ime.eb.br/civis-e-militares-da-reserva.html
A área de concentração é Ciência da Computação. A pesquisa em andamento no Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação do IME, inclui temas de várias áreas, como destacamos a seguir:
Algoritmos em Grafos
Banco de Dados
Criptografia
Defesa Cibernética
Engenharia de Software
Inteligência Computacional
Linguagens de Programação
Redes de Computadores
Robótica e Sistemas Embarcados
Segurança da Informação
Simulação
Sistemas de Informação
Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente
Sistemas Multimídia Interativos
Web Semântica
Para mais informações, visite o site do Programa em: http://comp.ime.eb.br
Veja também depoimentos em
http://www.youtube.com/watch?v=05UigI-_3x4&feature=plcp
ou entre em contato com a coordenação de pós-graduação:
Telefone: 21 2546-7092
E-mail: sallsalles@ime.eb.br ou yoko@ime.eb.br
Recomendo aos interessados, pelo conteúdo e quadro de docentes.
Boa sorte!
************************************************************************
PÓS-GRADUAÇÃO
MESTRADO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO
SEÇÃO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO
INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA
*************************************************************************
As inscrições para o Mestrado em Sistemas e Computação do IME, localizado na cidade do Rio de Janeiro, no bairro da Urca, destinadas a CIVIS e MILITARES DA RESERVA, estão abertas até o próximo dia 31 de outubro de 2014.
********** HÁ BOLSAS CAPES DISPONÍVEIS *******************
Informações gerais sobre o processo seletivo podem ser encontradas em:
http://www.ime.eb.br/civis-e-militares-da-reserva.html
A área de concentração é Ciência da Computação. A pesquisa em andamento no Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação do IME, inclui temas de várias áreas, como destacamos a seguir:
Algoritmos em Grafos
Banco de Dados
Criptografia
Defesa Cibernética
Engenharia de Software
Inteligência Computacional
Linguagens de Programação
Redes de Computadores
Robótica e Sistemas Embarcados
Segurança da Informação
Simulação
Sistemas de Informação
Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente
Sistemas Multimídia Interativos
Web Semântica
Para mais informações, visite o site do Programa em: http://comp.ime.eb.br
Veja também depoimentos em
http://www.youtube.com/watch?v=05UigI-_3x4&feature=plcp
ou entre em contato com a coordenação de pós-graduação:
Telefone: 21 2546-7092
E-mail: sallsalles@ime.eb.br ou yoko@ime.eb.br
terça-feira, 22 de julho de 2014
Deseja fazer um curso gerencial no Japão? A hora é agora!!!
NOVO TREINAMENTO NO JAPÃO
A AOTS Alumni do Rio de Janeiro e a HIDA Japan estão oferecendo uma nova oportunidade de treinamento no Japão, com parte dos custos coberto pelo governo japonês:
LACM
(Ano Fiscal 2014)
O Programa Executivo em Gestão Corporativa para a América Latina (LACM) que será realizado no Centro de Treinamento da HIDA/AOTS em Osaka, no Japão, no período de 13 a 26 de janeiro de 2015, foi desenvolvido para profissionais com experiência e perfil de responsabilidade no sucesso da sua empresa ou organização. Proprietários, presidentes, executivos, gerentes senior ou gerentes em preparação para assumir uma dessas posições relevantes serão os participantes, que virão de diversos importantes países em desenvolvimento da América Latina, terão a oportunidade de trocar experiências e oportunidades com representantes do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, México, Paraguay, Peru e Venezuela.
As informações detalhadas sobre o treinamento, requisitos para participação e processo de seleção ficam disponíveis nos blogs da AOTS Rio e do Calendário de Atividades.
Inscrições até 20 de outubro de 2014
segunda-feira, 17 de março de 2014
Novas Oportunidades de Concursos
Saíram novas oportunidades de emprego público através de concurso. Consulte a seção "Oportunidades de Concursos & Empregos" deste blog.
Agora estão abertas as inscrições para os concursos do INPE, AGERIO, Receita Federal e FUNARTE.
Vale à pena conferir. Não perca o prazo!
Boa sorte!
Agora estão abertas as inscrições para os concursos do INPE, AGERIO, Receita Federal e FUNARTE.
Vale à pena conferir. Não perca o prazo!
Boa sorte!
quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
Vagas para Professores na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Edital nº 460/2013 - Concurso Público para provimento de vagas de cargos efetivos de Magistério Superior
Estão abertas as inscrições do concurso para o preenchimento de vagas para professores na Universidade Federal do Rio de Janeiro. São 238 vagas para diversas áreas da UFRJ e os professores poderão atuar nos campi do Rio de Janeiro, Xerém e Macaé.
O salário base é da ordem de R$ 3.594,57, mais adicional de retribuição por titulação (quando for o caso) que pode chegar a R$ 4.455,20, totalizando um salário de até R$ 8.049,77.
As inscrições vão até o dia 17 de fevereiro, com taxas variando de R$ 50,00 a R$ 200,00.
Informações completas no portal da UFRJ ou em http://concursos.pr4.ufrj.br.
Boa sorte!
Os dados aqui contidos são meramente informativos e devem ser confirmados nos editais publicados pela UFRJ.
Estão abertas as inscrições do concurso para o preenchimento de vagas para professores na Universidade Federal do Rio de Janeiro. São 238 vagas para diversas áreas da UFRJ e os professores poderão atuar nos campi do Rio de Janeiro, Xerém e Macaé.
O salário base é da ordem de R$ 3.594,57, mais adicional de retribuição por titulação (quando for o caso) que pode chegar a R$ 4.455,20, totalizando um salário de até R$ 8.049,77.
As inscrições vão até o dia 17 de fevereiro, com taxas variando de R$ 50,00 a R$ 200,00.
Informações completas no portal da UFRJ ou em http://concursos.pr4.ufrj.br.
Boa sorte!
Os dados aqui contidos são meramente informativos e devem ser confirmados nos editais publicados pela UFRJ.
segunda-feira, 27 de janeiro de 2014
Novas Dicas em 2014
Retornamos publicando novas dicas de concursos que ocorrerão em breve. Não deixe de consultar a coluna de "Oportunidades de Concursos & Empregos", neste próprio "blog".
Recomeçaremos, também, a publicar dicas específicas para quem está interessado em fazer uma gestão por excelência nas suas organizações. Aguarde!
Recomeçaremos, também, a publicar dicas específicas para quem está interessado em fazer uma gestão por excelência nas suas organizações. Aguarde!
terça-feira, 24 de dezembro de 2013
FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO
Desejo a todos um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de alegrias, realizações, saúde e sucesso.
Que 2014 seja um ano de muitas boas dicas!
Que 2014 seja um ano de muitas boas dicas!
Dicas para uma boa entrevista de emprego
Aproveitando a divulgação de diversas oportunidades para emprego existentes, gostaria de reproduzir a reportagem publicada no caderno "Boa Chance" do Jornal O Globo em 22/12/2013, escrita pela Srª Maíra Amorim.
"Pontos a considerar na hora de fazer o tête-à-tête com a empresa"
No artigo publicado no jornal, ainda aparecem outras considerações, motivo pelo qual recomendo a leitura do original. Façam bom uso desta informação!
Novos concursos e Oportunidades de Emprego
Estão surgindo novas oportunidades de empregos, através de concursos ou seleção: Banco do Brasil, Ministério do Turismo, IBGE, CADE, Polícia Federal e Transpetro.
Não deixe de consultar na seção Oportunidades de Concursos & Empregos, deste "blog".
Em breve, a Fundação Oswaldo Cruz vai abrir vagas para concurso público. Fique atento!
Não deixe de consultar na seção Oportunidades de Concursos & Empregos, deste "blog".
Em breve, a Fundação Oswaldo Cruz vai abrir vagas para concurso público. Fique atento!
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
Mestrado no IME
As inscrições para o Mestrado em Sistemas e Computação do IME, localizado na cidade do Rio de Janeiro, no bairro da Urca, destinadas a CIVIS e MILITARES DA RESERVA, estão abertas até o próximo dia 31 de outubro de 2013.
********** HÁ BOLSAS CAPES DISPONÍVEIS *******************
Informações gerais sobre o processo seletivo podem ser encontradas em:
http://www.ime.eb.br/civis-e-militares-da-reserva.html
A área de concentração é Ciência da Computação. A pesquisa em andamento no Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação do IME, inclui temas de várias áreas, como destacamos a seguir:
Algoritmos em Grafos; Banco de Dados; Criptografia ; Defesa Cibernética; Engenharia de Software; Inteligência Computacional; Linguagens de Programação ; Redes de Computadores ; Robótica e Sistemas Embarcados; Segurança da Informação; Simulação; Sistemas de Informação ; Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente; Sistemas Multimídia Interativos; Web Semântica.
Para mais informações, visite o site do Programa em:
http://comp.ime.eb.br
ou entre em contato com a coordenação de pós-graduação:
Telefone: 21 2546-7092
terça-feira, 15 de outubro de 2013
Coisas que pessoas bem-sucedidas fazem pela manhã
Você sabe o que as pessoas consideradas bem-sucedidas fazem pela manhã, antes de irem para o trabalho? Consultem a seção "Saúde & Qualidade de Vida no Dia-a-dia", neste blog e vejam lá os cinco pontos mais importantes.
Boa leitura e bom uso da informação.
Boa leitura e bom uso da informação.
Feliz Dia dos Professores !!!
Hoje é um dia especial para mim e para milhões de outras pessoas. Hoje é o "Dia dos Professores".
Hoje
é o dia daquele cidadão que se dedica para formar e transformar outras
pessoas. Que contribui para o crescimento dessas pessoas e,
principalmente, da nação.
É muito importante destacar esse papel relevante do professor.
A
educação é o maior patrimônio que um pessoa pode ter. Através dela, é
capaz de ultrapassar todas as barreiras que se impuserem contra elas e
alcançar todos os objetivos de vida. Assim, cada um pode contribuir para
o desenvolvimento e geração de riquezas de uma nação. E como isso pode
acontecer?
Imaginem
como seriam os países que hoje são ditos desenvolvidos se não tivessem
professores que transmitiram aos seus concidadãos todo o conhecimento
necessário para transformar a sua nação? Seria possível que essa nação
desenvolvida viesse a ser uma grande potência? Geraria riquezas para que
a qualidade de vida melhorasse? Sem os professores, certamente não.
Para facilitar essa percepção é só avaliar os países emergentes que mais
apresentam patentes no mundo e que transformam sua economia agregando
valor. A educação é a chave do sucesso.
Muito
pode ser dito sobre a importância dos professores, seu papel na
formação dos jovens, no desenvolvimento das organizações, no aumento da
cidadania, mas hoje eu só quero dizer parabéns a todos os professores,
que como eu, sabemos muito bem da nossa importância e do nosso esforço e
dedicação para cumprir muito bem o nosso papel.
Aprendi
morando no Japão, que quando alguém quer declarar a importância de uma
pessoa que ajudou na sua formação, chama ela de professor. Por isso,
apesar de qualquer título que eu tenha ou venha a ter, para mim, o que
mais me deixa orgulhoso é ser chamado de Professor Marcelo.
Feliz Dia dos Professores a todos os professores que eu conheço ou não, pois são todos muito importantes.
Assinar:
Postagens (Atom)

