Saúde & Qualidade de Vida no Dia-a-dia

Existem certas dicas que melhoram ou ajudam no nosso dia-a-dia. Neste espaço serão disponibilizadas algumas delas.

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Terça-feira, 15 de outubro de 2013




Coisas que pessoas bem-sucedidas fazem pela manhã

Aproveitar as primeiras horas do dia, antes do trabalho, pode ser a chave para uma vida bem-sucedida e saudável. Segundo o site da revista Forbes, levantar cedo é uma característica comum entre muitos CEOs, políticos e outras pessoas influentes.

“Margaret Thatcher acordava todos os dias às 5 horas da manhã, o arquiteto americano Frank Lloyd Wright levantava às 4 horas, assim como Robert Iger, CEO da Disney. Só para citar alguns”, exemplificou a publicação. “Segundo a revista Inc., as pessoas que acordam cedo são mais proativas e mais produtivas. Além disso, há diversos benefícios para a saúde”.

O site da revista norte-americana ainda citou cinco coisas que pessoas bem-sucedidas fazem antes do trabalho. Confira:

1. Exercícios

Muitas pessoas de sucesso fazem exercícios no período da manhã. Seja uma aula de ioga ou uma corrida na rua, o exercício antes do trabalho ajuda a despertar o corpo e dá energia para o resto do dia. “Exercícios pela manhã também eliminam a possibilidade de estresse e outros problemas de saúde relacionados ao trabalho.”

2. Liste os afazeres do dia

Listar o que você fará ao longo do dia te deixará mais organizado e potenciará seus objetivos. O período da manhã é um ótimo momento para isso, pois costuma ser um dos únicos períodos de silêncio em um dia intenso de trabalho. “Ela pode promover maior reflexão, que ajuda a priorizar suas atividades.”
Sobre o cronograma, se atente aos descansos da mente. “Planeje uma pausa de 10 minutos depois de uma reunião estressante, seja para dar uma volta no quarteirão ou ter um tempo de meditação.”

3.Coma bem (e pouco)

Sabe-se que a pressa e o estresse são os maiores vilões de um café da manhã e almoço saudáveis. Mas é preciso ter calma nestes momentos, sentado em uma mesa e longe do computador. Se você sempre recorre ao fast food porque não tem tempo, utilize alguma hora matinal para reservar alimentos saudáveis para levar ao trabalho e não se esquecer de tomar um belo café da manhã. “Um café da manhã não é bom somente para a saúde física, mas também é um bom momento para conversar com a família”, acrescenta a publicação.

4. Reflexão

As pessoas se preocupam tanto com a estética que se esquecem da saúde mental. As primeiras horas do dia são um momento perfeito para refletir sobre o resto do dia, focando nos objetivos que você estabeleceu para ele. “Em apenas um minuto de pensamento positivo você pode ajudar a melhorar seu humor e a visão de seu trabalho para o dia.”

5. Prioridade à tarefa difícil

Todos os profissionais têm um item em sua lista que é procrastinado. Ele paira sobre a pessoa todos os dias (ou até semanas) até que finalmente é realizado. A última dica é simples e te salvará de um grande estresse: deixe-o como primeiro em seu cronograma. Em vez de prolongar o estresse, antecipe o problema e já o resolva antes do almoço. Segundo a Forbes, a manhã é o horário ideal para resolver qualquer tarefa e não gastar toda a energia fugindo dela.

Fonte: site Yahoo
 




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sexta-feira, 24 de junho de 2011


Como Organizar a Semana

Você tem dificuldade de organizar a sua agenda da semana, diante de tantas atividades que surgem o tempo todo? Se isso acontece com você (e com tantas outras pessoas), siga essa dica simples que compartilho em seguida.

Escolha uma agenda
É impossível administrar o seu tempo com base na memória

Planeje a semana para ganhar tempo
Primeiro olhe para seus objetivos, veja o que você consegue realmente fazer na semana

Conscientize seu ambiente de trabalho
Produtividade é algo que começa dentro de você, com a sua pró-atividade em ações diárias

No domingo, bem antes da hora de dormir, olhe a sua agenda da semana e pense em tudo o que precisa fazer. Depois pense nas suas reuniões e antecipe possíveis problemas. Agora adicione as atividades cotidianas que deve fazer. Não esqueça das urgências

Reserve um tempo para o imprevisto
Deixe de duas a três horas não planejadas para eventuais urgências

Reduzir tarefas grandes ou complexas
Divida a tarefa grande em sub-tarefas

Evite ultrapassar 3 horas de duração para atividades menores e mantenha essas tarefas bem específicas e detalhadas. Se precisar, anote o que deve ser feito como um compromisso em sua agenda. Em geral, isso ajuda a ter maior comprometimento com a tarefa.

Como agenda é possível ser utilizada aquelas de papel que carregamos para todos os lados (médias e as de bolso), as de mesa (essas são mais estáticas), no seu laptop (inconveniente de ter que ligar seu equipamento), celulares (hoje em dia vários tem agenda) e palmtops (muito práticos).

Fonte: http://www.hsm.com.br (31/05/2011)






quinta-feira, 19 de maio de 2011


VIVA MAIS !!!!!!!!!

O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos.

Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio.... você começará a perder a noção do tempo.
Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea.

Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol.
Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar:

Nosso cérebro é extremamente otimizado. Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho.
Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia.
Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade.
Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo. 

É quando você se sente mais vivo.

Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e 'apagando' as experiências duplicadas. 

Se você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez mais rapidamente.

Quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa atenção parece ser requisitada ao máximo.
Então, um dia dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao mesmo tempo.

Como acontece?
Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente); O cérebro já sabe qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa , no lugar de repetir realmente a experiência).
Ou seja, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa são apagados de sua noção de passagem do tempo.

Quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida.

Conforme envelhecemos as coisas começam a se repetir - as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações, -.... enfim... as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo. Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década. Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a...

ROTINA

A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos. 

Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo: M & M(Mude e Marque).

Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros com fotos. Aprenda uma nova língua, ou um novo instrumento.

Mude de paisagem, tire férias com a família (sugiro que você tire férias sempre e, preferencialmente, para um lugar quente, um ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas.

Tenha filhos ou animais de estimação (eles destroem a rotina). Sempre faça festas de aniversário e para você (marcando o evento e diferenciando o dia).

Use e abuse dos rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais.

Faça festas de noivado, casamento, 15 anos, bodas disso ou daquilo, bota-foras, participe do aniversário de formatura de sua turma, visite parentes distantes, entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo, deixe a barba, tire a barba, compre enfeites diferentes no Natal, vá a shows, cozinhe uma receita nova, tirada de um livro novo.

Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor, faça diferente.
Beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes.
Vá a mercados diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes.

Seja Diferente!

Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu marido, esposa ou amigos para outras cidades ou países, veja outras culturas, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos.... em outras palavras...
V-I-V-A. !!!

Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo.

E se tiver a sorte de estar casado(a) com alguém disposto(a) a viver e buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais interessante e muito mais v-i-v-o... do que a maioria dos livros da vida que existem por aí.

Cerque-se de amigos.

Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes e que gostam de comidas diferentes.

Enfim, acho que você já entendeu o recado,não é?

Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade, emoção, rituais e vida.

ESCREVA em TAmaNhos diFeRenTes e em CorES difErEntEs!

CRIE, RECORTE, PINTE, RASGUE, MOLHE, DOBRE, PICOTE, INVENTE, REINVENTE...

V I V A !!!







segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011


Vinte Dicas para o Bem Viver (Parte Final)

Continuando as dicas da postagem anterior:

11-Entenda que princípios e convicções podem ser um grande peso;
12-Família não é você, está com você;
13-É preciso ter alguém em que se pode confiar e falar ao menos num raio de cem quilômetros. Não adianta estar mais longe;
14-Saiba a hora certa de sair de cena;
15-Não queira saber se falaram mal de você; escute o que falaram bem, com reserva analítica;
16-Competir no lazer e no trabalho é ótimo para quem quer ficar esgotado;
17-A rigidez é boa na pedra. Não no homem;
18-Uma hora de intenso prazer substitui com folga três horas de sono perdido;
19-Não abandone suas três grandes amigas: a intuição, a inocência e a fé;
20-Entenda definitivamente:você é o que se fizer.

O texto é do Dr. Luiz Gonzaga Alca de Sant´Anna (Ministra cursos em Santos e São Paulo).

Faça bom uso dessas dicas.

Vinte Dicas para o Bem Viver (1ª parte)

1- Faça pausas de dez minutos a cada duas horas de trabalho, no máximo. Repita essas pausas na vida diária;
2- Aprenda a dizer não sem se sentir culpado e sem achar que magoou;
3- Planeje o seu dia, mas deixe espaço para o improviso, pensando que nem tudo depende de você;
4- Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejam seus quadros mentais, você se exaure;
5- Esqueça a idéia de que você é imprescindível, em casa, no grupo habitual;
6- Abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos. Você não é a fonte dos desejos;
7- Peça ajuda sempre que necessário, tendo o senso de pedir à pessoa certa;
8- Diferencie problemas reais de problemas imaginários;
9- Tente descobrir o prazer de fatos cotidianos, como comer, dormir e tomar banho, sem também achar que isso é o máximo da vida;
10-Evite se envolver na ansiedade e tensão alheios "enquanto" ansiedade e tensão... espere um pouco.

As dez dicas restantes virão na próxima postagem. 




Bem Vindos ao Espaço de Dicas do Prof. Marcelo Pereira

À partir de agora, periodicamente, serão postadas diversas dicas úteis para serem utilizadas dentro de organizações, públicas ou privadas, que servirão para melhorar o dia-a-dia, as atividades normais e a maneira de gerenciar das empresas.
São informações retiradas das melhores fontes existentes ou resultantes da própria experiência profissional do Prof. Marcelo Pereira.
Desejo que todas façam bom uso do conteúdo, sendo que, em caso de necessidade de informações adicionais, desde que seja um seguidor deste blog, terei o maior prazer em enviar mais dados.
Caso queira escrever, prof_marcelo_pereira@yahoo.com.br.
Fique em contato!

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