Hoje comemoramos o "Dia Mundial da Água", o recurso natural mais importante que existe em nosso planeta, por ser a razão da nossa existência. Devemos cuidar da água como um recurso finito e que impacta profundamente a nossa vida.
Em nosso país, sempre fomos brindados por uma grande quantidade de água, principalmente água "doce" (sem ser a do mar) que é fácil de ser tratada para potabilidade e para uso em geração de energia (nas centrais hidrelétricas). Ultimamente, entretanto, por conta da "falta" de chuvas (discutiremos essa situação em outra oportunidade) os reservatórios de água para abastecimento às principais cidades do país, bem como os reservatórios das usinas hidrelétricas estão em níveis muito baixos. Isso impacta na disponibilidade de água para consumo humano e no custo da energia elétrica.
A situação que hoje vivenciamos é fruto de uma série de problemas passados, que não é objeto do "post" de hoje, mas que cada um de nós pode contribuir para serem suplantados. Assim, gostaria de deixar algumas dicas para os nosso leitores (as quais eu mesmo pratico) e que são:
1) Tomando banho - Toda vez que vamos nos ensaboar, devemos desligar o chuveiro. Se o seu banho demora uns 20 minutos, com o chuveiro ligado você vai gastar aproximadamente 180 litros de água. Fachando o chuveiro, provavelmente, o volume de água cairá para menos de 60 litros por banho. Uma economia de 120 litros de água por banho, por pessoa em sua casa.
2) Homens fazendo sua barba - Desligue a torneira ao passar o creme e ao utilizar a lâmina. Aqui deve dar uma economia de uns 20 ou 30 litros de água.
3) Escovando os dentes - Vale a mesma lógica: desligar a água enquanto escova os dentes.
4) Lavagem de roupas - Use a maior capacidade de lavagem. Junte as roupas e use menos vezes a máquina de lavar. Se morar em casa, utilize a água descartada pela máquina para lavar quintal, áreas de serviço, calçadas, etc.
5) Lavagem de calçadas - Se utilizar a água de descarte da máquina, seu problema já está resolvido. Caso não faça, apenas use uma vassoura para varrer o chão. Só use água em uma necessidade especial. As pessoas que usam mangueira para lavar calçadas gastam, em média, quase uns 300 litros de água por lavagem. Um absurdo!
6) Piscinas - Tenho um amigo que tem piscina e ele cobre com uma proteção impermeável. Isso evita a evaporação de água e reduz a necessidade de reposição de água.
7) Lavagem de carros - Amplie os períodos entre as lavagens e caso precise retirar a poeira acumulada, um pano úmido com meio balde de água é o suficiente. Se for mandar lavar fora, use prestadores de serviço que tenham métodos mais sustentáveis de lavagem.
8) Acumulação de chuva - Muitos prédios e casas tem sistema de acumulação de água de chuvas. É uma água boa para uso em jardinagem, lavagem de áreas comuns e outros serviços correlatos. Estimule seu condomínio a utilização dessa técnica.
Se cada um de nós fizer uma pequena parte, teremos uma economia excepcional que preservará o recurso água por muito mais tempo. É uma questão de cultura e educação. Vamos fazer a nossa parte.
Outro tema relevante a ser discutido, o de preservação de energia, será fruto de uma postagem futura. Já pensaram na utilização de células foto-voltaicas para a geração de energia elétrica, nas suas casas e condomínios? Falamos sobre isso depois.
Vamos preservar á nossa água!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário