quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A dica de hoje é sobre economia de energia elétrica através da utilização de lâmpadas.

Já sabemos que as lâmpadas incandescentes, que ainda são as mais utilizadas nas residências, por serem mais baratas, consomem muita energia. O que muitos não sabem é que essas lâmpadas tem uma vida útil muito curta e quando comparamos seu consumo, custo e duração, com outras lâmpadas mais caras, chegamos à conclusão que não vale à pena tê-las em casa. Vale mais gastarmos um pouco mais na hora da compra da lâmpada, que depois vai economizar mais energia e vai durar muito mais.

Dê uma olhada no quadro comparativo abaixo e sinta a diferença. Como se pode ver as lâmpadas mais eficientes são mais caras, mas duram muito mais. As fluorescentes compactas acabam custando apenas quase 1/5 das incandescentes, quando levamos em conta todos os fatores simultaneamente. Pagam o investimento em menos de três meses de conta de energia elétrica, pois economizam quase 70% de energia. Ao comprar uma lâmpada fluorescente compacta verifique a comparação que sempre vem na embalagem. Na minha opinião, vale à pena pagar mais na hora da compra e economizar muito mais depois ao longo da utilização dela.


Lâmpadas mais usadas em Residências
Formatos mais comuns
Eficiência
(Lumen por Watt)
Vida Útil
(em mil horas)
Preço Médio
(em R$)
Incandescentes
12
1
1,20 a 5,00
Halógenas
20
2 a 5
2,30 a 22,00
Fluorescentes
60 a 100
7 a 10
3,50 a 11,00
Fluorescentes Compactas
60
3 a 10
7,50 a 21,00
LED´s
60 a 80
20 a 50
90,00 a 160,00

As lâmpadas LED´s, que são bem mais caras, compensam a longo prazo, pois tem uma vida útil muito maior e maior eficiência, o que irá gerar maior economia. Valem quando dispomos de um pouco mais de recursos. Apesar de ainda serem novidade para muitos, já existem modelos dessas lâmpadas em formato de bulbo (para os que são tradicionais) e com o mesmo soquete de rosca da lâmpada incandescente, o que permitirá instalação sem mudança de acessórios.

Complementando a dica de hoje, lembre-se que todos os aparelhos eletrônicos que ficam em "stand by" estão consumindo energia à toa. Quando não estiver usando-os, desligue-os da tomada ou utilize filtros de linha ou outros dispositivos com interruptores para ligá-los somente na hora de uso. Não use esses aparelhos como meros relógios (DVD Player, Micro-Ondas, Aparelhos de som, etc).

Bom uso dessa dica! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário